- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Mandalika brilhou e reluziu no calor de outubro para o mais recente episódio do MotoGP 2023 e com a Red Bull KTM a ranger os dentes por mais recompensas do Grande Prémio da Indonésia, depois da desilusão de sábado. Brad Binder e Jack Miller arrancaram da 5ª e 10ª posições da grelha, respetivamente, e ambos pretendiam melhorar a 9ª posição obtida por Miller durante o Sprint 24 horas antes.

A relativamente nova pista estava a receber o MotoGP pela segunda vez e – para além do calor excessivo – o estado sujo do asfalto longe da linha de corrida principal apresentava o maior obstáculo ou risco para corajosas mudanças de direção. No domingo, a temperatura da pista atingiu uns escaldantes 57 graus.

Binder arrancou rápido, mas o contacto com outro piloto na segunda volta, enquanto lutava pelo 3º lugar, fez com que o sul-africano tivesse de cumprir uma penalização por volta longa e caísse de 5º para 10º. Ele respondeu durante o resto da corrida para lutar, mas outro toque significou que ele teve que engolir a sanção novamente e terminou um dia dramático em 6º. Miller foi impressionantemente competitivo no meio dos dez primeiros e manteve-se sólido para chegar em 7º na bandeirada.

Brad continua enraizado no 4º lugar da classificação do campeonato. Tem um défice de 72 pontos para os três primeiros, mas mantém uma margem de 34 sobre o 5º classificado. Miller é 9º, enquanto a Red Bull KTM Factory Racing está entre os quatro primeiros dos onze da competição por equipas. A KTM mantém a 2ª posição na tabela de Construtores. O circuito de Phillip Island, fantasticamente técnico, rápido e fluido, é o próximo ponto de partida para o paddock e para os climas mais frescos a sul de Melbourne para a próxima aventura do MotoGP.

Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) P6: “Não sei bem por onde começar. Estava um pouco inseguro quanto ao pneu a escolher e, no final, o pneu traseiro médio foi o mais indicado, por isso agradeço à equipa por ter ajudado com isso. As primeiras voltas foram bastante boas. Só queria ganhar confiança no pneu e tive um pequeno abanão na Curva 8 e quando fui travar na 9, a manete voltou para os meus dedos e não tive muita pressão. Queria mudar-me para não bater nos outros e o único sítio era o interior. Por isso, tenho muita pena de toda a equipa Mooney VR46 e, claro, do Luca [Marini]. Depois disso, tentei forçar e ganhar o máximo que podia, mas bati no Miguel [Oliveira] na Curva 2: 100% culpa minha. Por isso, mais desculpas para ele e para a sua equipa. Duas voltas longas e mereci as duas. Tendo em conta tudo o que se passou, tivemos sorte em terminar em 6º e chegar à bandeira. Phillip Island é a minha pista favorita do calendário, só precisamos de proteger o pneu. Já tive boas sensações no passado, por isso espero que seja um fim de semana positivo.”

Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) P7: “Estou bastante satisfeito com o desempenho deste fim de semana e tivemos uma boa exibição. Cometi alguns pequenos erros que nos custaram algum tempo, mas, em geral, mantive um ritmo decente no final da corrida, o que é sempre positivo nestas condições de calor. A mota estava a funcionar bem. Estou contente com o resultado e é bom ter dois fins-de-semana decentes seguidos, no Japão e aqui. Estou ansioso por regressar a casa e espero fazer uma boa exibição para os fãs australianos.”

Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM): “Uma corrida intensa. Para o Jack foi sólida. Recuperou terreno para os líderes e depois manteve a posição. Sofreu um pouco com o pneu da frente a dez voltas do fim, mas manteve-se firme e terminou com alguns pontos. Foi difícil e a escolha do pneu não era clara, mas ele tomou a decisão correcta. Brad terminou em 6º com duas voltas longas! Uma corrida muito rápida para ele. Houve alguma trepidação na Curva 8, o que significou que ele perdeu algum potencial de travagem na Curva 9 e bateu em Luca Marini; pedimos desculpa por isso, mas foi algo fora do nosso controlo. Contacto estranho também na segunda vez. Voltámos a mostrar o nosso potencial, mas não conseguimos alcançar o que podíamos e o que merecíamos.”

 

- Pub -

Deixe o seu comentário