O objetivo é evitar que os condutores andem às voltas à procura de um lugar, assim evitando consumo de combustível e níveis de emissões maiores.

Trata-se ainda de uma funcionalidade em versão beta, mas esta opção incrementa o leque de potencialidades para os condutores que se deslocam para os centros urbanos facilitando assim o processo de estacionamento. A atualização está disponível ao abrigo da versão v9.44.0 aplicada aos dispositivos munidos de sistema operativo Android 4.3 e superior. De acordo com as indicações do site Android Police, quando o utilizador procura um destino é indicado igualmente o número de lugares de estacionamento disponíveis, juntamente com o tempo de viagem e a distância.

A aplicação apresenta a possibilidade de obtenção de um lugar de estacionamento, surgindo em três níveis: Fácil, Médio ou Limitado. Sem contar com dados concretos de análise momentânea dos lugares de estacionamento, a aplicação assume como base de análise os padrões de tráfego para os locais de destino, um pouco como a aplicação faz hoje quando mede o tempo estimado de viagem com base no trânsito, apontando simplesmente os locais de estacionamento usuais e apresentando a potencialidade de encontrar uma vaga.

Se neste momento ainda não é possível obter lugares de estacionamento com exatidão, essa possibilidade está a ser desenvolvida por diversas companhias, como a Bosch que, numa parceria com a Daimler, está a ultimar uma tecnologia capaz de detetar lugares vagos e comunicar essa informação aos demais utilizadores da via. Tal é possível a partir da evolução dos sistemas de comunicação entre veículos, mas no futuro a própria comunicação entre os veículos e as infraestruturas poderão tornar esse aspeto possível.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui