foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Nos dois primeiros dias do Grande Prémio da Tailândia, os compostos macios da Pirelli foram os protagonistas tanto no Moto2™ como no Moto3™.
Em Moto2™, o líder do campeonato Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) estabeleceu um novo recorde de volta de sempre em P2 e depois conquistou a pole position para a corrida de amanhã; em Moto3™, o australiano Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) está na pole, apesar de na qualificação não ter conseguido igualar o novo recorde de volta de sempre estabelecido por David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team/CFMOTO) em FP na manhã de sexta-feira.
“Ontem, com a pista ainda por emborrachar, em FP David Alonso baixou o recorde da pista, melhorando-o em mais de 1,3 segundos; o mesmo resultado foi obtido por Aron Canet em Moto2™ em FP1 durante a tarde e depois muito melhorado por Ai Ogura na FP2 esta manhã. Os pilotos foram muito rápidos desde o início, mesmo que a pista ofereça uma aderência bastante baixa, e esta condição normalmente piora à tarde, quando as temperaturas do asfalto sobem até 15 graus em comparação com as sessões da manhã, tornando a pista mais escorregadia. Isto explica porque é que na qualificação de hoje, apesar da evolução das condições da pista, e com temperaturas mais elevadas do que as da manhã, os pilotos apenas se aproximaram muito do recorde da volta, sem o melhorar. Com uma superfície deste tipo, apesar de não ser especialmente abrasiva mas com pouca aderência, os compostos macios são, sem dúvida, os mais adequados, razão pela qual foram os mais utilizados até agora e sê-lo-ão também para as corridas de amanhã, onde, muito provavelmente, todos os pilotos de Moto2™ irão escolher o SC1 macio para a frente e o SC0 macio para a traseira. E os pilotos de Moto3™ vão optar maioritariamente pelo SC1 – que é a solução mais macia para esta classe – na roda traseira, enquanto a escolha no eixo dianteiro vai depender – como sempre – do estilo de condução e preferências individuais”.
Moto2™
· Os compostos macios, SC1 na roda dianteira e SC0 na roda traseira, foram muito utilizados nestes dois primeiros dias. Poucos pilotos experimentaram o SC2 médio dianteiro ou médio SC1 traseiro e, principalmente, fizeram-no na primeira sessão, o FP de sexta-feira.
· O japonês Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) conquistou a pole position com o tempo de 1m34,728s, pouco acima dos 1m34,595s que estabeleceu no P2, o que lhe valeu um novo recorde de volta de sempre com uma melhoria de 7 décimas no tempo estabelecido no ano passado por Pedro Acosta (1m35,297s).
· Aron Canet (Fantic Racing/Kalex) foi o primeiro a bater o recorde anterior na FP1 na tarde de sexta-feira. No geral, 18 pilotos completaram pelo menos uma volta abaixo do recorde anterior nestes dois primeiros dias.
Moto3™
· Com o tempo de 1m40,603s na última volta, Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) garantiu a pole position para a corrida de amanhã. O australiano utilizou pneus slick no composto macio SC1 em ambos os eixos.
· Com pneus médios SC2 dianteiros e macios SC1 traseiros, David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team/CFMOTO) foi o piloto mais rápido de sempre, dominando ambas as sessões de sexta-feira e estabelecendo um novo recorde de volta de todos os tempos em 1m40 ,544s na sessão de FP, ao longo 1,3 segundos mais rápido que o tempo estabelecido por Deniz Öncü em 2023. No geral, durante todas as sessões, um total de 23 pilotos de um total de 26 ficaram abaixo do recorde anterior.
· As sessões da manhã – ou seja, FP na sexta-feira e P2 no sábado – decorreram com 36°C de temperatura do asfalto e pouco menos de 30°C de temperatura do ar, enquanto no P1 da tarde de ontem foram 53° C na pista. Na qualificação, foram 41°C no asfalto e 30°C no ar.