- Pub -
foto: Sports images/Christian Bourget

Fabio Quartararo e Álex Rins, da Monster Energy Yamaha MotoGP, deram início ao fim de semana de corridas do Gran Premio de Aragón com duas sessões de treinos intensas na sexta-feira. Os pilotos tiveram dificuldades em efetuar as voltas quentes devido à falta de aderência. O resultado foi o 19º e 20º lugares, respetivamente, nos resultados dos treinos, o que os colocou na lista de inscritos da Q1.

Apesar de notar uma falta de aderência com o novo asfalto, Rins terminou o FP1 em 14º lugar. À tarde, optou por iniciar os treinos continuando a concentrar-se na recolha de dados para depois passar à definição de uma volta rápida. Mostrou progressos durante a sua primeira tentativa de ataque ao tempo, mas acabou por não conseguir lutar por um lugar na Q2. O seu melhor tempo da sessão, 1m47,400s, obtido na volta 19/20, coloca-o no 19º lugar da tabela de tempos do Practice, com uma margem de 1,599s para o primeiro classificado.

Quartararo não encontrou qualquer aderência durante a manhã, terminando o FP1 no 18º lugar. À tarde, no entanto, El Diablo mostrou melhor ritmo no início da sessão. Um tempo de 1m48,237s colocou-o entre os 10 primeiros. O francês estava ansioso por voltar a um lugar provisório na Q2 quando os tempos aceleraram, mas sofreu um pequeno acidente na Curva 6 a meio da sessão. Apesar de poder continuar, o incidente fê-lo perder um tempo precioso. Quando regressou à box, teve de entrar diretamente em modo de ataque ao tempo com uma moto de especificações diferentes. Quartararo marcou 1m47,401s na volta 20/20, o que o levou a terminar em 20º lugar na tabela de tempos de sexta-feira, com uma diferença de 1,600s para o primeiro.

Alex Rins (#42 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P19: “A aderência era muito baixa e o dia foi bastante difícil. Hoje demos o nosso máximo, como sempre, e parece que estamos um pouco mais longe dos primeiros do que noutras pistas. De certeza que as condições de baixa aderência desta pista não nos ajudam. Vamos ver se amanhã conseguimos melhorar”.

Fabio Quartararo(#20 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P20: “Hoje, e especialmente esta manhã, foi bastante difícil para nós. Tive uma queda à tarde, por isso tive de sair com uma mota diferente que não era suposto usar porque tinha especificações diferentes. Tive de me adaptar a ela muito rapidamente. Mas, no geral, a sensação não foi óptima hoje”.

Massimo Meregalli (Diretor de Equipa): “Tivemos um primeiro dia atarefado mas pouco gratificante na pista de Aragon. Tínhamos grandes expectativas em relação ao novo asfalto no que diz respeito à melhoria da aderência, tanto que receávamos que afectasse negativamente a vida útil dos pneus, mas hoje descobrimos o contrário. Isto amplificou de forma negativa o nosso desempenho. Vamos utilizar todo o tempo disponível antes da próxima sessão para aprender com os dados que recolhemos hoje e preparar algo para o FP2 e para as sessões de qualificação. Para além da falta de aderência de hoje, o Fabio teve um acidente na curva 6 mas, felizmente, não teve grandes consequências”.

- Pub -

Deixe o seu comentário