Niki Tuuli (Ajo MotoE) venceu a primeira corrida depois de ter conseguido também a primeira E-Pole da Taça do Mundo FIM Enel MotoE ™, na Alemanha, numa corrida que foi um espetáculo impressionante, da primeira à ultima volta, com Bradley Smith (One Energy Racing) em segundo e Mike Di Meglio (EG 0,0 Marc VDS) nos restantes lugares do pódio.

Foi Hector Garzo (Tech 3 E-Racing), quem fez o holeshot a partir do segundo posto da grelha de partida, com Smith aproveitando a sua experiência no MotoGP ™ a fazer um arranque impressionante passando da P7 para segundo, à frente de Tuuli e pouco depois ultrapassou o lider Garzo para assumir a liderança. Xavier Simeon (Avintia Esponsorama Racing), ultrapassou o finlandês Tuuli que tinha alcançado a pole-position passou a rodar na P5. Tuuli, teve então de atacar e rapidamente passou para quarto e depois para terceiro, enquanto na frente Di Meglio atacava Smith e  assumia a liderança.

Este trio afastou-se dos restantes pilotos, devido às lutas entre Garzo e  Matteo Ferrari (Trentino Gresini MotoE) para a P4 e Alex de Angelis (Octo Pramac MotoE) defendendo a P5 de Simeon. A seis voltas do final, Smith regressou à liderança, mas Tuuli queria a liderança, e os dois pilotos rodaram juntos com trocas de posições quase em cada curva do circuito Alemão.

Tuuli atacou novamente na curva 1, e voltou ao comando, aumentando decima a decima espaço para respirar e ficar de fora das garras do Britanico. Atrás, Garzo conseguia finalmente um avanço de cerca de 1 seg. sobre Matteo.

Eis então que surge o drama, rodando mais atrás Eric Granado (Avintia Esponsorama Racing) e Lorenzo Savadori (TRENTINO Gresini MotoE) a desentenderem-se levando o italiano a cair e a sua mota a destruir as air-defense, a direção da corrida teve de dar bandeiras vermelhas e a terminar assim a corrida.Com a classificação a ser baseada na última consagrando Niki Tuuli como o primeiro vencedor da história na FIM Enel MotoE ™ World Cup.

Depois desta prova inaugural no circuito de curvas encadeadas de Sachsenring a Taça do Mundo FIM Enel MotoE ™, vai para Spielberg onde o circuito Austríaco Red Bull Ring é muito mais do tipo stop-and-go. Próxima corrida que não pode  perder será no dia 11 de agosto!

O primeiro classificado da corrida inaugural

Niki Tuuli (Ajo MotoE): “Estou muito feliz,  depois dos primeiros treinos, sabíamos que a moto estava bem afinada para mim, e sempre que saímos, ficamos perto dos três primeiros e isso é o fundamental, especialmente aqui nas curvas rápidas tenho estado muito bem,  acho que é onde ontem fiz a diferença na pole-position.

“Na sexta-feira e no sábado tivemos uma boa velocidade e sei onde estou muito mais rápido nesta altura. Na corrida porque o clima está muito instável, não sabíamos onde estavam as manchas molhadas, afinamos a moto mais macia. Quando começamos a corrida e travei a fundo na curva 1, vi logo que estava muito mole. Assim, tentei fazer uma condução suave nas duas primeiras voltas e depois tentei puxar  um pouco mais para descobrir onde funcionava bem ou não. Cometi alguns erros quando estava puxei demasiado, mas no final fiz uma pequena diferença. Temos muitas coisas para melhorar e infelizmente hoje tivemos uma corrida muito curta. Mas no fim fomos primeiros durante todo o fim de semana, o que é um bom! ”

Grelha de partida

Classificação final corrida MotoE ™

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui