foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O Grande Prémio em casa para a Red Bull KTM Factory Racing e um Red Bull Ring clima quente de verão na Estíria trouxeram o MotoGP de volta à velocidade para o início da segunda metade da temporada de 2024. Jack Miller encabeçou uma formação de três pilotos com as cores da Red Bull KTM no sábado. Ele terminou em 5º na corrida de Sprint de sábado, enquanto Brad Binder ficou em 7º e o wild carder Pol Espargaro levou a sua KTM RC16 de desenvolvimento ao 9º lugar. Quatro KTM RC16 preencheram os dez primeiros.
O Red Bull Ring brilhou com a luz de verão e a presença de neblina térmica para um início quente do Grande Prémio da Áustria. Um lugar especial e memórias especiais. A KTM regressou ao cenário do seu “nascimento” no MotoGP com o anúncio oficial do seu projeto de MotoGP em 2016 (o primeiro evento de MotoGP no Red Bull Ring) e depois duas vitórias desde 2020 com dois pilotos diferentes. O segundo deles foi Brad Binder, que começou o encontro em força. Ele estabeleceu o 5º melhor tempo na sua última tentativa no treino de sexta-feira para entrar confortavelmente na Q2 no sábado. Jack Miller ficou a um décimo de segundo de entrar nos dez primeiros na sexta-feira e, em vez disso, teve de se concentrar na Q1 na manhã seguinte.
O australiano chegou a P1, a uma fração de segundo do antigo recorde de volta, e levou o ímpeto para a Q2, onde foi o 5º mais rápido a meio da segunda linha. Binder terminou a sessão em 12º. Na box ao lado, Pol Espargaro rodou com a sua KTM RC16 com algumas modificações internas e itens experimentais para o futuro. O espanhol esteve entre os primeiros na FP1, mas teve de passar à Q1 para a manhã de Sábado. O #44 seguiu Miller até à Q2 e depois voltou a aplicar o seu ritmo notável e classificou-se em 10º: apenas uma saída a baixa velocidade na Curva 3 arruinou uma posição ainda melhor.
A corrida de Sprint de MotoGP foi um caso cauteloso, mas as KTMs da Red Bull tiveram o melhor da ação na luta pelo último lugar entre os quatro primeiros. Jack manteve-se consistente para garantir o 5º lugar (igualando a sua classificação do Grande Prémio de Portugal) e Brad lutou com o seu estilo típico para chegar a 7º. Pol não ficou muito longe e colocou a terceira KTM RC16 entre os dez primeiros.
A prova principal do Grande Prémio da Áustria terá a duração de 28 voltas e começa às 14h00 locais de Domingo.
Jack Miller (#43 Red Bull KTM Factory Racing)-P5: “Estou contente por estar de volta aos cinco primeiros. Tivemos de dar uma volta longa na Q1 e na Q2, mas estou a sentir-me bem este fim de semana e posso fazer um bom tempo. Um bom resultado na corrida de Sprint e, cruzando os dedos, isso vai-nos preparar bem para amanhã. Vou dar tudo o que posso novamente e espero que o nosso ritmo seja suficiente. Espero ter um melhor arranque e a corrida vai ser longa.”
Brad Binder (#33 Red Bull KTM Factory Racing)-P12: “Foi uma manhã um pouco complicada para nós, mas a equipa fez um excelente trabalho. Foi apenas uma 7ª posição, mas apanhei o grupo da frente e tive uma sensação melhor. É evidente que ainda temos margem para melhorar e amanhã será tudo uma questão de gerir o pneu. Sinto que sou bastante bom nisso, por isso espero que consigamos fazer uma boa corrida e obter um bom resultado.”
Pol Espargaró (#44 Red Bull KTM Factory Racing)-P10: “Penso que tínhamos possibilidade para a segunda linha mas as coisas nem sempre correm como queremos até cruzarmos a meta! O Sprint correu bem mas, claro, as condições são muito diferentes das dos testes! A avaliar pela travagem, pelo turbilhão e até pelo lado físico: demorei algum tempo a recuperá-lo. Fizemos bons momentos no teste, mas também tive de controlar a temperatura do pneu dianteiro hoje. De qualquer forma, temos boas informações para amanhã e em geral. Os dez primeiros foram bons. Estou satisfeito… mesmo que queiramos sempre mais.”
Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM Factory Racing): “Um bom início de dia com três pilotos na Q2 e o Pol e o Jack passaram bem na Q1 e foi merecido. P5 para Jack no Sprint e não nos podemos queixar disso. É claro que queremos melhor, mas ele perdeu a oportunidade de continuar com o grupo da frente desde o início. Brad estava a ir bem. A sua posição inicial não foi a melhor, pontos também para o Pol e ter todos os rapazes a sair com alguma coisa foi um bom resultado.”