foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Está tudo a postos para a última ronda da época de 2024 do MotoGP, que terá lugar este fim de semana no Circuito de Barcelona-Catalunha. Devido às inundações que afectaram a área de Valência, incluindo o Circuito Ricardo Tormo, que estava originalmente programado para acolher o último GP do ano, o Campeonato do Mundo vai agora fazer a sua paragem em Montmeló. O evento foi renomeado “GP de Solidariedade de Barcelona”, com todas as receitas dedicadas a ajudar as vítimas das inundações.
Pelo terceiro ano consecutivo, o resultado do Campeonato do Mundo de MotoGP será decidido na última ronda da temporada, com os pilotos da Ducati Jorge Martín e Francesco Bagnaia mais uma vez na linha da frente da luta pelo título. Martín, ao serviço da Pramac Racing, entra em Barcelona com 24 pontos de vantagem sobre Bagnaia, que por pouco não venceu a corrida de Sprint em Montmeló em maio passado (caiu na última volta), mas acabou por vencer a corrida de domingo. Bagnaia, com 10 vitórias esta época, estará determinado a manter a luta pelo campeonato viva até ao fim.
Este fim de semana também é importante para Enea Bastianini, que vai disputar o seu último Grande Prémio com a Ducati. O piloto de Rimini está atualmente a apenas um ponto de Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP) no terceiro lugar da classificação, mantendo vivas as suas esperanças de um lugar no pódio do campeonato do mundo.
Francesco Bagnaia (#1, Ducati Lenovo Team) – 2º (461 pontos):
“Estou contente com a decisão de correr o último Grande Prémio da época em Barcelona em vez de Valência. O que aconteceu é terrível, e esperamos sinceramente que as receitas deste evento possam dar um apoio substancial às pessoas afectadas pelas inundações. Quanto a nós, vamos abordar o fim de semana como habitualmente. Ainda temos uma hipótese e, embora seja difícil, vamos dar tudo até ao fim. Independentemente do resultado, é uma honra estar mais uma vez na última corrida da época, a lutar pelo título mundial. Mal posso esperar para voltar à pista!”
Enea Bastianini (#23, Ducati Lenovo Team) – 4º (369 pontos):
“Este fim de semana, vamos correr em Barcelona para ajudar a angariar o máximo de ajuda possível para as pessoas afectadas pelas inundações em Valência. Regressar a Montmeló depois da corrida aqui na primavera dá-me a oportunidade de me redimir. Sempre fui rápido nesta pista, mas as longas voltas que recebi depois do meu contacto com Alex Márquez durante a última corrida afectaram definitivamente o meu desempenho. Estamos em quarto lugar na classificação, a apenas um ponto de Marc Márquez. Vamos dar 100% para garantir um lugar no pódio do Campeonato do Mundo.”