foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Uma pequena pausa de três semanas no calendário de MotoGP de 2024 permitiu à Red Bull KTM Factory Racing refrescar-se e fazer o reset para os Grandes Prémios da Holanda e da Alemanha. O primeiro dia de ação no Circuito TT de Assen viu Brad Binder lutar pelo 6º lugar depois de se ter qualificado em 9º com a KTM RC16. O colega de equipa Jack Miller rodou até ao 13º lugar em condições quentes de início de verão.
O 75º Grande Prémio no histórico Circuito TT de Assen começou sob um céu quente e amplo no norte dos Países Baixos e com uma multidão tipicamente entusiasta e atarefada a encher as bancadas e os bancos de relva do recinto de Drenthe. A Red Bull KTM Factory Racing estava otimista para a oitava ronda da temporada, ao mesmo tempo que recordava o quase falhanço de Brad Binder no pódio da corrida de Sprint e do Grande Prémio principal de 2023.
O sul-africano foi competitivo durante as primeiras sessões de sexta-feira para ganhar entrada direta na Q2 no sábado. Jack Miller teve de traçar um percurso na Q1 e, com os tempos por volta a rondar os centésimos de segundo no traçado plano, rápido e ondulante de 18 curvas, o australiano teve o azar de falhar por apenas 0,3 de segundo na manhã de sábado, o que significa o 14º lugar da grelha. Os ataques de Brad na Q2 resultaram no 9º lugar e na terceira linha da grelha.
A corrida Tissot Sprint decorreu numa Assen ensolarada durante a tarde. Binder estava a lutar pelos cinco primeiros desde as primeiras etapas e trocou de asfalto com quatro outros pilotos. As penalizações por voltas longas e as quedas na última volta afectaram a classificação final, com Brad a cruzar a linha de meta em 6º e a apenas alguns décimos dos cinco primeiros. Jack tentou impressionar a partir do meio do pelotão. Ganhou uma luta pelo 13º lugar e com 13 voltas completas de dados para fazer melhorias para o complemento total de 26 no domingo.
Brad Binder(#33 Red Bull KTM Factory Racing)-P6: “Esta manhã, tentámos um pouco mais de sensibilidade. Não temos o mesmo ritmo que os da frente, mas dei tudo o que tinha e o 9º lugar foi bom. Tive uma boa corrida de Sprint e tentei o meu melhor para passar os outros, mas fiquei um pouco preso. Vamos continuar a trabalhar e ver se conseguimos encontrar aquele passo extra. Parece que precisamos de entrar um pouco mais na curva e sair mais depressa. Um pouco mais de aderência extra na traseira seria a solução rápida. Vamos ver se conseguimos trabalhar nisso para amanhã”.
Jack Miller (#43 Red Bull KTM Factory Racing)-P13: “Fiz algumas voltas decentes na corrida de Sprint e apanhei os rapazes à minha frente, mas quando faltavam cerca de quatro voltas para o final eles ainda estavam a fazer um bom ritmo, enquanto eu atingi o meu limite. Temos de encontrar um pouco mais de equilíbrio e tentar obter alguma estabilidade na reta da meta, pois estou a perder velocidade livre aí. Temos algumas ideias para amanhã e vamos continuar a trabalhar. Gostei de ter as minhas garras na batalha.”
Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM Factory Racing): “Esperávamos estar um pouco mais perto da frente, mas vimos novos recordes de volta aqui e todos melhoraram em relação a 2023. Estamos perto de encontrar algumas soluções para o Brad e para o Jack, o que significa que a corrida de amanhã dá-nos algumas esperanças em comparação com outro período atarefado de qualificação e a corrida de Sprint. Vamos ver se conseguimos melhorar a velocidade e as sensações para depois irmos diretamente para Sachsenring.”