foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Os sinais positivos mostrados pela Aprilia Racing durante a corrida de Sprint foram confirmados na primeira corrida longa da temporada 2025, com Marco Bezzecchi a terminar em sexto lugar e o rookie Ai Ogura da Team Trackhouse em quinto.
Marco Bezzecchi fez um bom arranque, mantendo a sua posição nas primeiras voltas, apesar dos ataques dos seus rivais. O piloto italiano teve um desempenho sólido, efectuando ultrapassagens decisivas e recuperando várias posições para cruzar a linha na sexta posição.
Ai Ogura teve outro desempenho brilhante, mostrando grande maturidade e velocidade na sua primeira corrida longa. Depois de um quarto lugar na corrida Sprint, o piloto nipónico voltou a mostrar o seu forte entrosamento com a RS-GP25 e confirmou a sua impressionante estreia no MotoGP com um quinto lugar.
MARCO BEZZECCHI (#72 Aprilia Racing)-P6: No sábado de manhã, tive alguns pequenos problemas que afectaram a qualificação. Foi uma pena a corrida de Sprint, mas ajudou-nos a recolher informações importantes para a corrida longa. Gostei da corrida, mantive um bom ritmo e estou satisfeito porque conquistámos alguns pontos, mas acima de tudo, informações valiosas. Foi um fim de semana positivo. Claro que ainda estou a aprender e preciso de melhorar em certas áreas, mas em conjunto com a minha equipa, fizemos um bom trabalho.”
Do outro lado da box, Lorenzo Savadori, substituindo o lesionado Jorge Martín, completou a corrida completa na vigésima posição, igualando o seu resultado na corrida de Sprint do dia anterior.
LORENZO SAVADORI (#72 Aprilia Racing)-P20: Estamos contentes porque vemos que as motos da Aprilia são competitivas, especialmente numa pista historicamente difícil. As RS-GP25 foram rápidas tanto na corrida como nos time attacks, o que é definitivamente um sinal positivo. Quanto a mim, é óbvio que não é fácil acertar a afinação durante um fim de semana de corrida, mas fizemos alguns progressos e surgiram alguns aspectos interessantes que também serão úteis para o desenvolvimento da moto.”
Massimo Rivola (Aprilia Racing CEO): “Uma corrida forte da Aprilia. Com o Marco na sessão de qualificação, não conseguimos mostrar a sua verdadeira velocidade, estamos orgulhosos da forma como ele provou ser um lutador na corrida Sprint e na corrida longa. Ver Ai Ogura repetir o seu desempenho na corrida é maravilhoso, embora para nós, que o seguimos desde as primeiras voltas no shakedown de Sepang, não seja uma surpresa. Ogura pilota com uma precisão incrível e tem uma grande confiança na mota. Há quatro meses, tivemos grandes dificuldades nesta mesma pista e hoje fomos a segunda melhor equipa, prova clara do extraordinário trabalho da Noale. Parabéns a todos na fábrica. Agora, vamos para a Argentina muito motivados, sabendo que é um circuito que se adapta melhor às caraterísticas da nossa mota. Vamos dar o nosso melhor, também para mostrar que, no seu regresso, o Jorge vai encontrar uma mota muito competitiva.