foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Jorge Martin (Prima Pramac Racing) aumentou a sua vantagem para o título no Grande Prémio da Austrália de motociclismo da Qatar Airways depois de uma impressionante corrida de Sprint da Tissot. O #89 partiu da pole e impôs um ritmo implacável, cruzando a linha de meta à frente de Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que recuperou para segundo depois de um início difícil. Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) reclamou o último lugar do pódio da corrida de Sprint da Tissot depois de uma fantástica corrida desde o 10º lugar da grelha. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) foi quarto e tem agora 16 pontos de desvantagem para Martin no Campeonato.
Martin fez a partida perfeita da pole, assumindo a liderança na corrida para a Curva 1. O #89 liderava com Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e Bagnaia no encalço, depois do atual Campeão do Mundo ter conseguido uma fantástica partida da P5 da grelha.
O início da corrida de Sprint foi difícil para Marc Marquez, que caiu para oitavo depois de o #93 ter ficado sem pneus na Curva 1. No entanto, o octacampeão do Mundo começou a recuperar tempo, passando Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) e Maverick Viñales (Aprilia Racing), ultrapassando Bastianini e Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) para a P4.
Martin bateu o martelo cedo, abrindo uma vantagem de um segundo para Bezzecchi, que estava agora sob imensa pressão de Bagnaia. O n.º 1 fez a manobra na Volta 4, subindo para segundo, enquanto Bezzecchi estava a ser pressionado por Marc Marquez.
As posições continuaram a mudar, com Bezzecchi a ser despromovido para quarto, enquanto Marc Marquez subia para se focar em Bagnaia. A diferença diminuiu em todos os sectores antes de o #93 atacar na volta 8. Depois disso, Bagnaia não conseguiu igualar o ritmo e rapidamente caiu para quarto, com Bastianini a encontrar uma brecha na armadura do seu colega de equipa e a conseguir passar também.
Entretanto, Bezzecchi e Viñales continuaram uma intensa batalha pelo quinto lugar, com o #12 a ultrapassar o italiano no início da 12ª volta. No entanto, tudo se desmoronou na Curva 1 quando Bezzecchi e Viñales colidiram na zona de travagem, com ambos os pilotos a deslizarem para a gravilha numa nuvem de pó. Viñales foi considerado apto e Bezzecchi não teve fracturas, mas o italiano está a ser submetido a um exame completo em Melbourne. Quando regressar, será realizada uma audiência, uma vez que o incidente continua a ser investigado.
Num acidente muito diferente, mas com outro drama, as esperanças de pontos de Binder também se perderam momentos depois, quando o sul-africano perdeu a frente na Curva 4.
De volta à frente, no entanto, ninguém conseguiu igualar o ritmo de Martin na fase final da corrida de Sprint. O #89 cruzou a linha de meta com uma vantagem de 1,520s sobre Marc Marquez, que cruzou a linha de meta em segundo e crucialmente à frente de Bastianini, enquanto a luta pelo terceiro lugar no Campeonato continua. Ambos também se mantêm na luta, matematicamente.
Bagnaia cruzou a linha de meta em quarto lugar, com algum ritmo ainda por encontrar para domingo, depois de perder mais pontos para o rival Martin. Entretanto, Morbidelli assegurou um positivo quinto lugar, cruzando a linha de meta à frente do melhor resultado da corrida de Sprint de Raul Fernandez (Trackhouse Racing), que encerrou um sábado de confiança depois de ter sido sexto, à frente de Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team). O #49 foi despromovido para sétimo depois de ter recebido uma penalização de oito segundos devido à pressão dos pneus abaixo dos parâmetros aconselhados.
Mais atrás, Aleix Espargaro (Aprilia Racing) foi oitavo, num forte resultado para o #41, enquanto o último ponto do dia foi para Augusto Fernandez, que terminou como o único piloto da Red Bull GASGAS Tech3, depois de o companheiro de equipa Pedro Acosta ter sofrido uma queda, o piloto está bem, mas terá de ser revisto antes da corrida. Luca Marini (Repsol Honda Team) falhou por pouco um ponto, mas continua o seu melhor fim de semana com a Honda.
O drama ficou por conta de Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing), que caiu na 8ª volta, para deceção do público australiano, e Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) e Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) também ficaram fora da corrida de Sprint, mas os pilotos estão bem.
Classificação corrida Tissot Sprint