foto: Kiril Janackov
A Ducati voltou a fazer história no MOTUL FIM Superbike World Championship 2024, conquistando o seu histórico 20º Título de Construtores. Esta impressionante conquista, garantida no Circuito de Jerez – Ángel Nieto, Andaluzia, também marca o terceiro título consecutivo para a Ducati desde 2021, reforçando o status da marca italiana como uma força dominante no mundo das corridas de motos.
Em 2024, o excelente desempenho da Ducati destacou tanto a sua versatilidade como a riqueza de talento dos seus pilotos, com cinco pilotos diferentes a contribuírem para 14 vitórias em corridas e uns espantosos 56 pódios antes do último dia da época. Este esforço coletivo realçou o desempenho inigualável da Ducati ao longo do ano, com Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) e Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) a desempenharem papéis fundamentais para garantir o título. Embora tenham acabado por perder o título de pilotos para a BMW e Toprak Razgatlioglu, Bulega e Bautista provaram ser os melhores adversários, terminando em 2º e 3º na classificação do Campeonato, mostrando a força da Ducati ao mais alto nível.
A temporada de 2024 também assistiu a desempenhos de destaque de Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team), Andrea Iannone (Team GoEleven) e do piloto substituto Nicolo Spinelli (Barni Spark Racing Team). A forma excecional de Petrucci valeu-lhe o cobiçado título de Melhor Piloto Independente, conquistado durante a prova no Estoril, contribuindo ainda mais para a campanha histórica da Ducati.
Enquanto a Ducati celebra o seu 20º Título de Construtores, o fabricante italiano continua a ultrapassar os limites do desempenho e da inovação no WorldSBK. Com os olhos postos firmemente no futuro, a Ducati continua empenhada em manter o seu legado vencedor e aguarda com expetativa os desafios e triunfos que se avizinham em 2025.
Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse): “A vitória do nosso 20º Título de Fabricantes de Superbike é certamente algo excecional. Surge num ano desafiante, em que os regulamentos e o nível cada vez mais elevado do Campeonato nos colocaram à prova. No entanto, conseguimos responder da melhor forma possível, alcançando mais um marco histórico e importante. Este ano, a Panigale V4 R alcançou o degrau mais alto do pódio com cinco pilotos diferentes, os mesmos pilotos que, com os seus resultados, ajudaram a acumular os pontos que mais uma vez nos permitiram chegar ao topo do mundo. Portanto, obrigado a Nicolo Bulega, Alvaro Bautista e Aruba.it Racing – Ducati, a Danilo Petrucci, Nicholas Spinelli e Barni Racing Team, a Andrea Iannone e Team Go Eleven e, de um modo geral, a todos os pilotos Ducati e às suas equipas. Finalmente, como sempre, um sincero agradecimento a todos os homens e mulheres da Ducati Corse que, com paixão e entusiasmo, abraçaram e superaram os desafios desta época!”