A petrolífera angolana Sonangol poderá iniciar em breve a prospeção de hidrocarbonetos no Vietname, informou o ministro dos Petróleos de Angola, Botelho de Vasconcelos, citado pela agência Angop.

O governante angolano falava à saída do encontro que manteve na quarta-feira em Luanda com o chefe da diplomacia vietnamita, Pham Binh Minh, que hoje termina uma visita oficial de 48 horas a Angola.

“Desde 2008 que Angola e o Vietname têm cooperado no domínio dos petróleos. Mas, como sabem, as coisas não tiveram o curso suficiente para que efetivamente o processo pudesse ser implementado. Como sabem, situações desta natureza requerem aprovação e ratificação dos dois governos”, sublinhou Botelho de Vasconcelos, citado pela Angop.

Em causa está a falta de ratificação pelos governos dos dois países do protocolo assinado há cinco anos.

Ultrapassadas aquelas contingências, Botelho de Vasconcelos acrescentou que “estão criadas as condições para que efetivamente as exploradoras de petróleo dos dois países tenham o suporte institucional para a identificação dos vários projetos e para que as intenções das duas empresas possam ser implementadas”.

Na ocasião, também citado pela Angop, Pham Binh Minh salientou que o seu país considera os investimentos no setor dos hidrocarbonetos como sendo “inequivocamente o prioritário”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui