Foto: Gage Skidmore / Flickr

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, considerou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) é uma organização obsoleta.

“Já disse há muito tempo que a NATO tem problemas”, disse o presidente eleito dos Estados Unidos numa entrevista publicada no jornal The Times, no Reino Unido, e no Bild, na Alemanha.

“Em primeiro lugar, (a NATO) é obsoleta porque foi delineada há muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão a desempenhar o papel que devem cumprir“, disse Trump nas entrevistas publicadas no domingo.

As declarações de Donald Trump, após a publicação de várias entrevistas a jornais europeus no domingo, foram interpretadas como uma aproximação ao presidente russo, Vladimir Putin.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Frank-Walter Steinmeier disse que existe “preocupação” sobre as posições de Donald Trump, acrescentando que os comentários de Trump surpreenderam os ministros dos Negócios Estrangeiros que se reúnem esta segunda-feira em Bruxelas.

Steinmeir, que participa na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, disse que se encontrou hoje com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg. “As declarações do presidente eleito (Donald Trump) foram recebidas com preocupação“, adiantou o chefe da diplomacia de Berlim.

“As declarações contradizem as afirmações do responsável pela Defesa dos Estados Unidos”, acrescentou Steinmeir referindo-se ao encontro mantido na semana passada com a Administração norte-americana, em Washington.

Contudo, uma porta-voz da NATO, Oana Lungescu, afirmou que o secretário-geral da organização, Jens Stolenberg, “está absolutamente confiante no facto de que a nova administração norte-americana vai manter-se comprometida com a NATO”.

Num curto comunicado, a porta-voz da NATO recordou também uma declaração do secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, datada de 6 de dezembro, onde afirmou estar “ansioso de trabalhar com o presidente eleito Donald Trump e a sua equipa de segurança nacional”.

ZAP // Lusa

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.