A grande expetativa que rodeou toda a eleição de Obama, esteva relacionada com o facto de ser o primeiro presidente negro dos EUA, ou seja a crença de que algo poderia unir os americanos e terminar com as fragmentações no país.

A administração de Obama não terá sido perfeita, mas houve o cumprimento de promessas feitas e que produziram progressos na vida económica e social dos americanos. Houve criação do emprego e a superação da crise económica, Obama sobe ao poder no pico da crise do suprime, houve também a consolidação da liderança americana. Deu-se a reaproximação com Cuba, o acordo com o Irão, o fim da presença no Iraque e a morte de Bin Laden. Obama cumpriu em relação aos direitos da minorias e em relação ao com o movimento para os direitos da Obamacare, que reduziu o número de afro-americanos sem seguro de saúde em um terço.

Por outro lado, Obama não conseguiu ir contra o lobby das armas e existem marcas que irão ainda demorara a resolver, a questão da Síria, o desenvolvimento do Daesh e as questões diplomáticas com a Rússia que se complicaram.

Não terá sido uma administração fácil, fica contudo a ideia do dever cumprido. Muito mais poderia ter sido feito, mas acreditamos que terá feito o melhor que conseguiu com a certeza que o próximo não irá fazer muito melhor.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.