- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Toprak Razgatlıoğlu caiu na liderança da Corrida 2 no Autodrom Most depois de seu pneu traseiro sofrer uma falha catastrófica na oitava ronda do 2023 FIM Superbike World Championship na República Checa hoje.

Começando a Corrida Superpole desta manhã 54 pontos atrás do seu rival pelo título, Razgatlıoğlu fez tudo o que estava ao seu alcance – e mais um pouco – para diminuir a diferença para Alvaro Bautista. O sprint de 10 voltas mostrou algumas das melhores corridas que o WorldSBK tem para oferecer, com os titãs Razgatlıoğlu e o hexacampeão mundial Jonathan Rea a chegarem à frente nas voltas iniciais – capitalizando a má posição de qualificação de Bautista. A dupla deu um show para os 53.871 fãs de Most, quando Rea disputou a liderança na curva 20 no final da volta 6 e Razgatlıoğlu respondeu imediatamente – terminando fortemente para sua 37ª vitória na carreira.

A Corrida 2 viu um regresso de Bautista à frente com um arranque poderoso da linha de partida para ultrapassar o pole-sitter Razgatlıoğlu na descida para a Curva 1, mas não seria por muito tempo, já que o ás turco começou a perseguir a Ducati usando os pontos fortes da Yamaha R1 WorldSBK na maioria das 21 curvas da Most. Na volta 7, o piloto do #54 apanhou e passou o espanhol – os dois andaram de igual para igual numa intensa batalha pela liderança, mas um erro de Bautista na volta 15 deu a Razgatlıoğlu a oportunidade de baixar o martelo e abrir uma diferença de 0,6 segundos até que a sua corrida terminou cruelmente na volta 17.

Foi um dia para esquecer para o colega de equipa Andrea Locatelli, cujo ritmo inicial no fim de semana o tinha colocado na luta pelo pódio. Um erro incaraterístico na Corrida Superpole fez com que o piloto italiano caísse na primeira volta na pista ainda seca. O DNF colocou-o em desvantagem para a Corrida 2, começando em P10, onde teve dificuldade em progredir, não conseguindo ir além do sétimo lugar.

A Pata Yamaha Prometeon WorldSBK mantém uma vantagem de seis pontos na classificação do Campeonato de Equipas em relação à Aruba.it Racing Ducati, enquanto o défice de pontos aumentou no Campeonato de Pilotos: Razgatlıoğlu está agora 74 pontos atrás de Bautista, depois de ter reduzido a diferença para 49 pontos após a sua vitória na Superpole, enquanto Locatelli desce uma posição para o quarto lugar, atrás de Rea.

Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK): “Foi uma corrida muito estranha – o meu pneu traseiro rebentou e eu também fiquei surpreendido, porque depois de me ter despistado estava a olhar para trás a pensar numa corrente ou algo do género e vi o meu pneu. É muito estranho, é a primeira vez na minha vida. Tive sorte porque também não era uma curva rápida, caí numa curva mais lenta – isso é bom e estou bem. Mas nas últimas seis voltas estou a andar mais calmo – vejo a diferença para o Bautista a aumentar e sinto-me muito bem na minha R1. Foi uma boa corrida para mim, estava a gostar da luta – lutámos de forma limpa e penso que todos os fãs gostaram! Especialmente na primeira curva! Só tentei dar o meu melhor, mas tive muito azar. Não estou zangado com a Pirelli – não sei porque é que este pneu está assim, estou apenas muito surpreendido e é muito estranho. Temos muitas corridas e eu continuo a olhar para o futuro e a lutar”

Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK): ” Antes de mais, foi um fim de semana um pouco estranho e um pouco azarado – infelizmente não conseguimos muitos pontos durante este fim de semana, mas, honestamente, não foi fácil. Tentámos dar o máximo em todas as sessões, mas esta manhã, na corrida de Superpole, tivemos azar. Perdi a traseira, talvez estivesse um pouco fora de linha e as condições depois da chuva estavam complicadas – depois arrancar de trás na Corrida 2 foi difícil. Precisamos de aprender com isso, mas também de esquecer e olhar para Magny-Cours, onde vamos tentar de novo para ganhar mais confiança para lutar de novo. Estou um pouco triste porque gostaria de conseguir mais pontos, especialmente nesta pista porque em 2021 foi um bom circuito para nós. Mas agora vamos continuar a trabalhar e preparar-nos bem para as próximas corridas para terminar a época em força.”

Paul Denning (Diretor de Equipa, Pata Yamaha Prometeon WorldSBK): “Um final incrivelmente dececionante para um fim de semana de corrida muito positivo aqui em Most. O excelente desempenho de Toprak ontem foi apoiado por uma brilhante vitória na Corrida Superpole – e depois de uma feroz batalha com Álvaro na Corrida 2, finalmente Toprak tinha conseguido uma diferença suficiente para começar a fluir e não tínhamos dúvidas de que a corrida estava ganha nessa altura. Infelizmente, Toprak sofreu uma falha catastrófica do pneu traseiro, resultando num furo instantâneo. O único aspeto positivo foi o facto de não ter acontecido numa das curvas à esquerda extremamente rápidas desta pista e de ele estar bem. O que deveria ter sido uma diferença de 44 pontos para a liderança do campeonato no final deste evento é agora novamente de 74, mas só podemos continuar a dar o nosso melhor e a esforçarmo-nos corrida a corrida. Para Loka, o dia de hoje foi uma desilusão – queda na Corrida da Superpole e um P7 constante na Corrida 2: não é o que ele e a R1 são capazes de fazer. Por isso, estamos ansiosos por nos reagruparmos com o Loka em Magny-Cours e por nos aproximarmos novamente da luta pelo pódio.”

- Pub -

Deixe o seu comentário