foto: Sports images/Christian Bourget
Destaques da Corrida Tissot Superpole
Com Toprak Razgatlioglu de fora, Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) aproveitou para vencer as dez voltas da Corrida Tissot Superpole. O rookie italiano liderou desde o início e conquistou a sua primeira vitória desde a corrida de abertura da época na Austrália, numa forte prestação do #11.
A partir da pole position Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) foi o único piloto a marcar pontos que começou a corrida com o pneu traseiro SCX mais duro. O piloto da recuperou da queda da liderança na Corrida 1 e lutou com Bulega durante toda a corrida. Depois de tentar a ultrapassagem na Curva 13 na penúltima volta, Lowes perdeu o ímpeto na saída e terminou na segunda posição para o seu terceiro pódio consecutivo na Corrida Superpole
Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) ficou no topo de um grupo de sete pilotos para terminar no pódio. Um choque a meio da corrida com Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) foi investigado pelos Comissários Desportivos da FIM antes de o piloto da Ducati ter autorização para terminar no pódio
Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) caiu na primeira volta na Curva 6 enquanto perseguia Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda) e Bradley Ray (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team). O atual Campeão do Mundo sofreu uma fratura na caixa torácica esquerda e foi excluído da Corrida 2.
Classificação Corrida Tissot Superpole
Destaques da Corrida 2
Numa corrida de luzes até à bandeirada, Bulega ficou a 55 pontos de Razgatliolgu na classificação do campeonato. Partindo da pole position o piloto da Ducati conquistou a primeira dobradinha de domingo da sua carreira nas Superbike.
Partindo do meio da primeira linha, Alex Lowes esperava lutar pela vitória na corrida. O piloto da Kawasaki sofreu um problema mecânico na primeira volta da corrida de 21 voltas, mas recuperou da 19ª posição no final da volta para terminar na quarta posição e registar uns importantes 13 pontos. Isto deixa Lowes a apenas oito pontos de Bautista na luta pelo terceiro lugar da classificação
Foi uma corrida solitária para Danilo Petrucci, com o piloto da Barni Spark Racing Team a perseguir Bulega. Tendo terminado no pódio em todas as três corridas deste fim de semana, mostrou a sua consistência melhorada à medida que continua a ganhar experiência na sua segunda época no WorldSBK. A margem de vitória foi superior a dois segundos com Garrett Gerloff a uma margem semelhante atrás de Petrucci
O pódio de Gerloff, o seu primeiro desde a Catalunha em 2022, é o seu primeiro para a BMW. O americano saiu por cima de uma grande luta que contou com nove pilotos nas fases iniciais. Gerloff esteve envolvido numa longa batalha com Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) para ser o primeiro piloto a regressar a casa com a BMW M 1000 RR.
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati)-P1: “Estou muito contente por ter ganho as duas corridas de hoje. Depois da queda de ontem não é fácil ter um dia como este! Eu sabia que tinha a velocidade necessária, mas não foi fácil. Ganhar as duas corridas é incrível! Quero agradecer à minha equipa e aos médicos que me ajudaram a reduzir as dores depois do grande acidente de ontem. Vamos continuar a lutar por mais bons resultados!”
Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team)-P2: “Estou muito contente por estar de volta ao pódio. Não estava à espera de uma corrida como esta. Esperava estar a lutar com o Nicolo e o Alex, mas não consegui acompanhar o Nicolo nas primeiras 2 ou 3 voltas. Esforcei-me muito, mas o Nicolo continuava a afastar-se. Tentei poupar o pneu, mas no final estava a perder um pouco de aderência. Estou muito contente com o pódio e quero agradecer à minha equipa porque a moto estava quase perfeita.”
Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW)-P3: “Foi uma corrida muito fixe! Não me senti muito bem durante a Superpole Race porque estava a ter muitas dificuldades em sair das curvas. Estava a ficar muito atrás dos pilotos e a deixar-me vulnerável a ultrapassagens. À tarde, tudo se encaixou e pude tornar as coisas mais fáceis para mim. Durante as primeiras voltas, a mota estava fantástica. Foi espetacular de pilotar. Estamos finalmente a começar a perceber as coisas, porque este foi um processo lento. Mantivemos a cabeça baixa, concentrados, e agora tudo está a dar frutos para a equipa. Estou muito feliz por conseguir um pódio para esta equipa e para a BMW.”
Resultados WorldSBK corrida 2 Classificação Geral WorldSBK