foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
No último teste antes do arranque do MOTUL FIM Superbike World Championship 2024, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) destacou-se, batendo o recorde da volta com um impressionante tempo de 1m28,511s em Phillip Island. O seu domínio foi disputado de perto por Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati), que apesar de uma queda na Curva 4, conseguiu estabelecer um tempo impressionante de 1m28,585s.
Entretanto, Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) mostrou uma forma consistente, garantindo o terceiro lugar da geral. Andrea Iannone (Team GoEleven) também fez ondas com uma forte prestação, terminando na quarta posição. Os cinco primeiros foram completados por Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa Racing). Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) mostrou uma forma prometedora, estando sempre à mistura e terminando em quinto lugar na geral.
Tanto Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) como Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) tiveram um último dia de testes muito difícil. Bautista lutou contra o desconforto a bordo da sua máquina devido a uma lesão persistente, o que levou a um desempenho misto, terminando no sétimo lugar da geral. Entretanto, Rea sofreu uma queda na Curva 11, deixando-o visivelmente desconfortável e na 15ª posição.
Também a Honda teve problemas com Iker Lecuona (Team HRC), que se lesionou na sequência de uma queda na Curva 11, deixando-o de fora durante o resto do teste, enquanto Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda) também sofreu uma queda na Curva 3, resultando em danos significativos na sua moto.
Toprak Razgatlioglu(ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) – P1: “Estava preocupado antes, porque normalmente não sou forte nesta pista. Mas começámos muito bem, com um ritmo de corrida forte. O problema foi o pneu traseiro. Após 10 voltas, estava um pouco destruído com a nova superfície da pista, porque tínhamos demasiada aderência. Fiz uma volta muito boa; é o recorde da volta, mas isto são testes e não o fim de semana da corrida. Estou apenas concentrado na corrida e hoje estava a trabalhar para a corrida. Para mim, é importante conseguir um bom resultado, um pódio, e espero lutar pela vitória. A corrida não vai ser fácil porque a duração dos pneus é diferente. Ainda não sabemos se vai ser uma corrida de bandeira a bandeira.”