foto: WorldSBK
Com as temperaturas da pista a atingirem os 50ºC, a Superpole de sexta-feira no Circuito de Cremona foi escaldante em todos os sentidos, mas foi Maria Herrera (Klint Forward Factory Team) que acabou por conquistar a pole, estabelecendo um novo recorde de volta com uma brilhante marca de 1m40,468s.
Depois de ter brilhado nos treinos, a experiente Roberta Ponziani qualificou-se a pouco mais de um décimo de segundo da sua companheira de equipa da Klint Forward Racing e vai alinhar ao lado de Maria, na segunda posição, na grelha de partida para a corrida de sábado. A heroína local Ponziani está compreensivelmente sedenta de resultados na sua pista natal, desejosa de repetir o pódio que alcançou aqui em 2024.
A piloto da Pons Italika Racing FIMLA, Astrid Madrigal, também foi muito bem recompensada pelos seus esforços na qualificação. Com um forte quarto lugar nos treinos, a mexicana foi ainda melhor na Superpole, ficando a apenas dois décimos de segundo da pole para garantir um forte terceiro lugar. Este é o melhor desempenho de Madrigal na qualificação até à data.
As habituais líderes Beatriz Neila (Ampito Crescent Yamaha) e Sara Sanchez (Terra&Vita GRT Yamaha WorldWCR Team) ficaram num sólido quarto e quinto lugar, apesar de a última ter sofrido uma queda inócua na fase final. Na segunda linha da grelha vão ter a companhia da neozelandesa Avalon Lewis (Carl Cox Motorsports), uma estreante no WorldWCR 2025.
A britânica Chloe Jones (GR Motosport), a australiana Tayla Relph (Full Throttle Racing) e a espanhola Pakita Ruiz (PR46+1 Racing Team) formam a terceira linha da grelha, com este “grupo perseguidor” a demonstrar um ritmo consistentemente forte até agora nesta época.
Todo o WorldWCR tem pelo menos alguma experiência desta apertada pista italiana, tendo explorado um teste de dois dias no início de abril, embora as temperaturas sejam significativamente mais elevadas agora do que há um mês.
A piloto local Denise Dal Zotto (Affinity Sports Academy Rokit Rookies) junta-se às fileiras neste fim de semana, competindo como wildcard perante o seu público local. A italiana qualificou-se num admirável décimo sétimo lugar.
Os treinos livres da manhã decorreram em condições mais frescas, com Herrera a liderar a tabela de tempos, menos de dois décimos à frente das rivais mais próximas Neila e do herói local Ponziani.
Jessica Howden e Sonia Lloyd, da Team Trasimeno, sofreram uma queda durante a qualificação. Embora felizmente sem ferimentos, os incidentes tiveram um impacto inevitável nos seus resultados de hoje.
P1 | Maria Herrera (#6 Klint Forward Factory Team) 1’40.468 : “Estou muito contente por ter garantido a pole position desta forma, porque me senti bem desde o início. Tentei forçar desde a primeira volta porque sabia que as temperaturas estavam altas hoje. Utilizei o slipstream e fiz uma primeira volta rápida, que depois foi anulada com a bandeira amarela, por isso tentei repetir e consegui fazer a pole. Conheço este circuito e tive hoje a mesma sensação que tive no teste de abril, pelo que o teste foi definitivamente útil. Penso que vai ser difícil lutar com a Roberta nas corridas. A Astrid também pode estar connosco, assim como a Beatriz, por isso a minha estratégia vai ser esforçar-me desde o início e tentar criar uma diferença.”
P2 | Roberta Ponziani (#96 Klint Forward Factory Team) 1’40.595 : “Estou contente, porque a qualificação correu bem e estamos separados da pole por quase nada, à semelhança do ano passado. É uma pena que não seja a pole position, mas uma partida na primeira linha é importante. Encontrámos uma boa solução já durante os testes, o que significa que não havia muito a mudar hoje, em termos técnicos. A equipa está a trabalhar bem e estou contente. Esta pista não fica perto da minha cidade natal, mas parece a minha casa; estamos aqui em Itália e no ano passado subi ao pódio, algo que gostaria de voltar a fazer este fim de semana, claro. Este é o nosso objetivo; vamos ver o que conseguimos fazer.”
P3 | Astrid Madrigal (#83 Pons Italika Racing FIMLA) 1’40.644 : “Ena, estou mesmo muito feliz. Acreditei que podia lutar e, no final, fiz uma qualificação muito boa, muito inteligente. Consegui manter-me ao lado da Maria e da Roberta e penso que tenho o ritmo necessário para poder lutar amanhã. Penso que um pódio é possível amanhã, mas sei que tenho uma concorrência forte. Terminar entre os cinco primeiros já seria um bom resultado para mim. E se estou a lutar com elas, é um objetivo que tenho de alcançar este fim de semana.”