foto:WorldWCR
Destaques da Corrida 2:
Depois de ter conseguido sete pódios em nove corridas, Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team) alcançou hoje a sua primeira vitória no WorldWCR, ao arrancar a vitória à líder do campeonato Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) na linha de meta, numa corrida 2 do WorldWCR que não desiludiu.
Determinada a recuperar pontos valiosos para o campeonato, Maria Herrera (Klint Forward Factory Team) passou diretamente para a liderança quando a corrida começou, com a polonesa Sara Sanchez no seu encalço. Com a dupla logo acompanhada por Carrasco e Beatriz Neila (Ampito / Pata Prometeon Yamaha), foi este quarteto de pilotos que se revezou na frente, trocando de lugares em quase todas as curvas deste confronto de 12 voltas.
Enquanto Sanchez festejava a sua primeira vitória, Carrasco e Herrera juntaram-se a ela no pódio, podendo consolar-se com mais um sólido resultado.
Com mais 45 pontos conquistados este fim de semana, Ana é a melhor pontuadora da ronda do Estoril. Ao conquistar hoje o décimo pódio consecutivo, a espanhola tem agora 18 pontos de vantagem sobre Herrera na classificação do campeonato, quando falta uma ronda para o final.
Terceira na Corrida 1 de sábado, a tenaz Neila correu com os da frente do início ao fim, perdendo o terceiro lugar por apenas 0,146 de segundo e terminando em P4.
Também merecedoras de uma menção honrosa hoje são a italiana Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team), que correu com os da frente desde o início antes de gerir habilmente a segunda metade da corrida para garantir a P5, e Pakita Ruiz (PS Racing Team 46+1) que fez uma corrida consistente, embora bastante solitária, para concluir em sexto.
A americana Mallory Dobbs (Sekhmet Motorcycle Racing Team), a mexicana Astrid Madrigal (ITALIKA Racing FIMLA), a chilena Isis Carreno (AD78 FIM Latinoamerica by Team GP3) e a checa Adela Ourednickova (DaftMotoracing by Smrz) aumentaram os seus respectivos pontos ao completarem os dez primeiros.
Na volta 4, Tayla Relph (Tayco Motorsport) sofre uma queda infeliz quando estava em sexto lugar e a tentar alcançar os da frente.
Um fim de semana difícil para Jessica Howden (Team Trasimeno) terminou prematuramente depois de ter caído na 7ª volta.
Emily Bondi (YART Zelos Black Knights Team) cumpriu uma longa volta de penalização na corrida de hoje, depois de ter recebido uma sanção por condução irresponsável na Corrida 1 de sábado. Chun Mei Liu (WT Racing Team Taiwan) não estava em condições de competir na Corrida 2 depois de uma queda na Corrida 1.
Com ainda três pilotos ainda com hipóteses de vencer o campeonato, o final da temporada do WorldWCR será disputado no fim de semana de 18 a 20 de outubro no Circuito de Jerez, em Espanha.
Classificação do campeonato:A uma ronda do fim, Carrasco (208 pontos) tem agora 18 pontos de vantagem na classificação.
Herrera (190) e Sanchez (166) são os únicos pilotos que ainda têm hipóteses matemáticas de desafiar Ana pelo título em Jerez.
Neila (136) e Ponziani (109) completam os cinco primeiros.
Pontos principais:
Pole position: Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) – 1’51.706
Vencedora da Corrida 1: Ana Carrasco
Vencedora da corrida 2: Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team)
Volta mais rápida da corrida: Ana Carrasco – 1’49.872 (Corrida 2)
Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team)-P1: “Estou muito feliz, um fim de semana difícil termina com uma vitória! Ontem tivemos uma corrida muito difícil com a penalização de uma volta longa, mas hoje tive boas sensações com a moto e fui capaz de me esforçar do início ao fim. Vi a minha oportunidade de passar a Ana na última volta e consegui fazer com que funcionasse e ganhar hoje. Quero agradecer a toda a equipa e à minha família, e agora vamos para Jerez, onde quero tentar repetir o feito. Penso que a pista de Jerez pode ser um bom circuito para mim, mas também para os outros espanhóis, claro, mas vamos dar o nosso melhor.”
Ana Carrasco (Equipa Evan Bros Racing Yamaha)-P2:“Nós os quatro tivemos uma batalha louca hoje; foi uma corrida muito renhida. No início fiquei um pouco afastada, na terceira ou quarta posição, porque não queria arriscar erros ou acidentes. Depois, esforcei-me muito nas últimas voltas e decidi tentar chegar à liderança na última volta. No final, acabei por não conseguir a vitória, mas tenho de estar contente, pois foi um fim de semana quase perfeito, com a pole e a vitória na Corrida 1, e depois o segundo lugar hoje, bem como a volta mais rápida. Quero agradecer muito à equipa e a todos os patrocinadores; foi um fim de semana fantástico. Quanto ao campeonato, ainda há 50 pontos disponíveis, por isso temos de continuar a esforçar-nos e evitar erros; estamos mais perto do que estávamos, mas temos de tentar ganhar pelo menos uma corrida em Jerez. Na verdade, nunca ganhei em Jerez, por isso gostaria de o conseguir no próximo fim de semana.”
Maria Herrera (Klint Forward Factory Team)-P3:“Estou feliz por estar no pódio novamente, mas é claro que queria ganhar. Foi uma corrida difícil; esperava gerir melhor a corrida, para ser honesta, mas tive dificuldades sobretudo na última curva. Este fim de semana sofri com dores no pescoço e isso dificultou as coisas. Tentei dar o meu melhor em ambas as corridas, mas perdi pontos na geral. Vamos continuar a lutar até ao fim, pois ainda posso ganhar; só tenho de continuar a trabalhar e a esforçar-me. Agora vamos para Jerez, uma pista que todos conhecemos muito bem. Quero muito terminar a época sem dores e poder desfrutar do último fim de semana, lutando até ao fim.”