- Pub -
foto:WorldWCR

Destaques da corrida 2:

Um pódio na última corrida do ano em Jerez foi suficiente para garantir a Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) a coroa inaugural do WorldWCR. Sabendo que o mais pequeno erro poderia comprometer as suas hipóteses de título hoje, Ana concentrou-se em fazer uma corrida limpa. Em quinto lugar a três voltas do fim, Carrasco conseguiu ganhar terreno na última volta para garantir o terceiro lugar e uma vitória incrivelmente merecida no campeonato de 2024. Carrasco foi o único piloto a chegar ao pódio em cada uma das doze corridas da temporada, com o jovem de 27 anos a acumular 4 vitórias, 8 pódios, 2 pole positions, bem como 4 melhores voltas.

Com uma desvantagem de 13 pontos no início da corrida, a candidata ao título Maria Herrera (Klint Forward Factory Team) tinha tudo a ganhar e nada a perder neste confronto final. Vencedora da Corrida 1 de sábado, Maria decidiu repetir a prestação no domingo, sabendo que nada menos do que uma vitória seria suficiente. Liderando a corrida durante algum tempo, tudo se resumiu às últimas curvas. Esforçando-se para voltar à frente, Herrera finalmente entrou em contacto com Sanchez na última volta, a sua corrida chegou ao fim quando caiu na Curva 13.

Apesar do resultado da Corrida 2, Herrera é um vice-campeão muito digno. O piloto de 28 anos teve um desempenho sensacional esta temporada, conquistando o maior número de vitórias em corridas (6), bem como três pódios adicionais. Recebeu também o Prémio Tissot Superpole, tendo conquistado a pole position em três das seis rondas.

Foi a polesitter de domingo Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team) a vencer esta última corrida da temporada, mas não foi tarefa fácil. Na corrida mais disputada da temporada, um grupo de cinco pilotos lutou finalmente pelas posições do pódio, os quatro líderes do campeonato acompanhados pela italiana Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team). Caindo para sexto nos estágios iniciais, Sara teve o seu trabalho difícil, mas conseguiu, cruzando a linha primeiro para garantir a sua segunda vitória da temporada, bem como o terceiro lugar na classificação do campeonato. Sanchez obteve 2 vitórias em corridas, 8 pódios adicionais, uma pole position e o Prémio Pirelli para a Melhor Volta ao longo da temporada.

No pódio já no sábado, Beatriz Neila (Ampito / Pata Prometeon Yamaha) repetiu a prestação na Corrida 2. Na mistura do início ao fim, Neila lutou arduamente para cruzar a linha de meta a apenas 0,3 segundos do vencedor da corrida Sanchez, conquistando o seu quarto pódio e pontos suficientes para terminar em P4 no campeonato. Uma Neila muito consistente conseguiu terminar entre os cinco primeiros em todas as provas deste ano.

Ponziani fez uma corrida final fantástica, sem dúvida a melhor da temporada, para cruzar hoje a linha de meta em P4, depois de lutar muito e arduamente pelo pódio. Os pontos conquistados este fim de semana garantem ao italiano o quinto lugar na classificação geral.

Pakita Ruiz (PS Racing Team 46+1) ficou em quinto lugar na Corrida 2, tal como fez na corrida de sábado. Garantindo o P6 na classificação geral, Ruiz foi um dos três pilotos, juntamente com Neila e Carrasco, a somar pontos em cada uma das doze provas da temporada.

A wildcard Chloe Jones (GR Motorsport) estava entre os cinco primeiros quando a corrida começou. Infelizmente, recebeu uma penalização dupla longa por ter dado um salto inicial, mas apesar disso a britânica conseguiu terminar em P6 e marcar pontos importantes no campeonato na sua estreia na ronda do WorldWCR.

Sétima na Corrida 2, a australiana Tayla Relph (Tayco Motorsport) completa esta temporada inaugural do WorldWCR como a melhor piloto não europeia, sétima na classificação do campeonato.

A completar o top ten na corrida final de Jerez estiveram Jessica Howden (Team Trasimeno), Mallory Dobbs (Sekhmet Motorcycle Racing Team) e Isis Carreno (AD78 FIM Latinoamerica pela Team GP3).

Classificação do Campeonato:

Carrasco garante o título de campeão de 2024 (244), terminando 29 pontos à frente do seu rival mais próximo.
Em segundo lugar está Herrera, que somou uns impressionantes 215 pontos no total.
Sanchez confirma o terceiro lugar da geral (191) à frente de Neila, quarta com um total de 172.
Ponziani garante o quinto lugar com um total de 135, com Ruiz não muito atrás em sexto (112)
Relph (83), Madrigal (60), Yochay (56) e Ongaro (55) completam o top ten.

Pontos-chave:
Pole position: Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) – 1m51,706s
Vencedora da prova 1: Maria Herrera (Klint Forward Factory Team)
Vencedora da corrida 2: Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team)
Volta mais rápida da corrida: Sara Sanchez – 1m51,533s (Corrida 1)

Sara Sanchez (Equipa 511 Terra&Vita Racing)-P1:“Hoje foi um tipo de corrida diferente, uma vez que o grupo da frente era muito grande! No início, fui um pouco cauteloso, pois éramos muitos, mas a poucas voltas do fim, percebi que tinha de reagir se quisesse. . Não vi a Maria, mas percebi que houve contacto e que ela tinha caído. Peço desculpa, pois não era assim que alguém queria que acabasse, mas acho que não. a toda a equipa por todo o seu trabalho incrível este ano.

Beatriz Neila ( Ampito / Pata Prometeon Yamaha)-P2:”Uma corrida incrível. Dei o meu melhor e consegui terminar em segundo lugar hoje. Honestamente, sinto que a minha temporada está apenas a começar agora, pois estou a sentir-me em ótimas condições e fiz um fim de semana muito forte. Estamos a terminar o ano numa boa posição e penso que temos uma boa base para construir na próxima temporada. Estou muito feliz com o meu desempenho geral, pois consegui terminar entre os cinco primeiros em todas as corridas e não cometi nenhum erro. estar muito satisfeito com isso na nossa primeira época”.

Ana Carrasco (Equipa Evan Bros Racing Yamaha)-P3 – Campeã do Mundo: “Não tinha realmente um plano quando a corrida começou. Queria diminuir o grupo porque fiquei um pouco preocupado quando vi que éramos seis a lutar e nunca se sabe o que pode acontecer. Por isso, não consegui’ Não relaxei nem um pouco. Quando vi que a Maria estava a atacar, decidi sentar-me atrás dos primeiros e esperar pelas últimas voltas, tentei ultrapassá-los, mas foi difícil na recta final e não consegui. título. É óptimo ter terminado todas as corridas no pódio, foi uma época incrível! Fiz um grande trabalho como equipa, controlando todas as situações e apresentando um desempenho muito consistente.

Maria Herrera (Equipa de fábrica Klint Forward)-DNF – Vice-campeã do campeonato: “Fiz tudo o que podia, este fim de semana e durante toda a temporada. Ontem fiz uma corrida perfeita e hoje vi que a Ana estava em quinto, enquanto sabia que podia lutar pela vitória curva e toquei-lhe no pneu traseiro. porque sinto realmente que fiz tudo o que podia este ano. Tenho de agradecer à equipa por me dar a hipótese de começar a temporada com todos os outros. estou triste por não ter conseguido vencer o campeonato.”

Classificação Corrida 2  WorldWCR

Classificação final Campeonato WorldWCR

- Pub -

Deixe o seu comentário