Alguns cidadãos espanhóis, quase a ficar sem pontos na carta de condução, estão a estabelecer residência no nosso país para poderem trocar o título por um português.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, adianta que centenas de “nuestros hermanos” estão a estabelecer residência em Portugal para poderem continuar a conduzir.

Em causa está o facto de terem perdido quase todos os pontos da carta de condução e, por isso, recorrem a este esquema para trocar o título espanhol por uma licença portuguesa.

Uma prática que é ilegal, uma vez que a proibição de conduzir se mantém no país de origem, neste caso, em Espanha.

Segundo o jornal, ainda no mês de dezembro, um condutor foi intercetado em Badajoz e teve de cumprir 31 dias de trabalho comunitário.

Carta de Condução por Pontos

A carta por pontos entrou em vigor em Portugal em junho do ano passado. Com este sistema, que já era aplicado em vários países europeus, os automobilistas passaram a ter uma pontuação inicial de 12 pontos, que aumenta ou diminui, em função das infrações cometidas.

Os crimes rodoviários, como um homicídio por negligência ou uma taxa de álcool superior a determinado valor, e contra-ordenações graves, como a condução sob o efeito de álcool ou o excesso de velocidade, são as situações mais punitivas, levando à perda do maior número de pontos.

Quem não cometer nenhuma destas falhas durante três anos, é premiado com um incremento nos pontos até um máximo de 15 pontos.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui