foto: WorldSBK
Sessão Superpole
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) conquistou a segunda pole position da temporada. O piloto italiano, no entanto, terminou a Tissot Superpole Session na gravilha depois de uma queda na Curva 2. O seu tempo de 1m27,953s foi um décimo de segundo mais rápido do que qualquer outro piloto.
Andrea Iannone (Team GoEleven) qualificou-se em segundo, enquanto Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) estabeleceu o terceiro melhor tempo, mas uma penalização de três posições na grelha relegou-o para a segunda linha no início da Corrida 1.
Tendo-se qualificado na primeira linha nas três rondas anteriores, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) foi o quarto mais rápido, mas outro piloto caiu nos instantes finais
A equipa HRC qualificou-se com ambos os pilotos entre os dez primeiros pela primeira vez este ano. Xavi Vierge foi o sétimo mais rápido e um décimo mais rápido que o seu companheiro de equipa Iker Lecuona no oitavo mais rápido.
Corrida 1
Uma bandeira vermelha devido a problemas técnicos e de segurança levou o primeiro Campeonato do Mundo de SBK a um encerramento prematuro, mas terminou com uma vitória popular para Petrucci. O italiano de 33 anos tornou-se o 18º piloto a vencer uma corrida de SBK e uma corrida de MotoGP depois de assumir a liderança na volta 5
A corrida começou com um grupo de cinco corredores a lutar na frente. A partir da segunda linha da grelha, Petrucci testou Bulega e Iannone nas primeiras voltas. Na terceira volta, Iannone assumiu a liderança, mas o piloto da Team GoEleven caiu na curva 7, na volta 8. Alex Lowes estava na disputa pelas posições do pódio, mas o piloto da Kawasaki foi outro acidente na curva 7.
Bulega perseguiu Petrucci, mas quando a corrida estava prestes a entrar no terço final, Petrucci começou a ganhar vantagem. Quando as bandeiras vermelhas apareceram, Bulega estava a 2,2s do vencedor da corrida
Depois de se ter qualificado na quinta linha da grelha, Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) recuperou para subir ao último degrau do pódio. O atual Campeão do Mundo tem feito progressos constantes ao longo da prova, mas ainda sofre com as lesões da Ronda Francesa há duas semanas.
A quarta posição marcou o melhor resultado da temporada para Lecuona, enquanto a quinta posição foi também o melhor resultado da temporada para Axel Bassani (Kawasaki Racing Team WorldSBK). Lecuona subiu ao pódio durante quatro voltas, enquanto Bassani saiu do 12.º lugar da grelha.
Danilo Petrucci (Equipa Barni Spark Racing)-P1:“Vencer esta corrida é inacreditável para mim. É uma sensação ótima. Foi realmente inesperado para nós também. Pensei que com a penalização de três posições seria difícil terminar no pódio, mas, depois de algumas voltas, percebi que tinha bom ritmo. Quando fui para a frente concentrei-me apenas em manter o ritmo sem forçar muito. Esperava que o ritmo fosse mais rápido e depois de algumas voltas comecei a forçar mais. se isso tinha acontecido. Então percebi que tinha ganho e não podia acreditar. Isto foi realmente inesperado para mim e agora.
Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati)-P2:“São 20 pontos muito importantes para colocar no bolso. Estou muito feliz com o segundo lugar hoje porque é muito importante. do que nada. Precisamos de trabalhar e talvez tenhamos de voltar ao que conhecemos porque tentámos algo diferente e não gostei.
Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)-P3:”Foi um dia muito difícil. Ontem não me senti tão mal, mas na Superpole, quando tive de forçar mais, senti que me faltava um pouco de força. Não consegui fazer uma volta realmente boa. Arrancar de trás nesta pista é difícil e nas primeiras voltas senti algumas dores nas costelas, provavelmente por tentar forçar demasiado na Superpole. Durante a corrida senti-me rígido na moto e nas primeiras voltas não consegui forçar. ou 6 voltas, terei de abandonar’. Mas volta após volta comecei a sentir-me melhor e a dor diminuiu. no pódio depois de partir da quinta linha é um resultado muito bom.
Classificação corrida Superpole
Classificação corrida 1 WorldSBK