- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A terceira prova do campeonato SBK de 2022 vê o paddock regressar à Península Ibérica para a primeira das duas provas portuguesas. O Circuito Estoril voltou ao calendário em 2020 e desde então Ducati, Kawasaki e Yamaha dividiram as vitórias nas 6 corridas aqui disputadas.

Será a primeira corrida de Bautista no Estoril com a Ducati. O seu melhor resultado na pista portuguesa em SBK foi o quinto lugar em 2020 com a Honda, embora já tenha vencido no Estoril em 2006 quando corria no Campeonato do Mundo de  MotoGP na classe de 125cc. Até ao momento nesta temporada, esteve no pódio em todas as corridas, alcançando três vitórias. Ele lidera a classificação do Campeonato com uma vantagem de 18 pontos sobre Rea.

Classificação Geral P1 – 190 pontos
Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati Racing): “Em Assen recuperei boas sensações com a moto e penso que com estas afinações poderemos ser mais competitivos. Estoril é uma pista com uma longa reta e isso combina bem com a Ducati. Teremos que trabalhar para ter uma moto estável na travagem. Vou lá com a mesma ideia, quero aproveitar e melhorar dia a dia.”

Foi no ano de 2020 que ganhou o seu sexto Campeonato Mundial de SBK no Estoril. Em 2021, Rea venceu duas corridas de três e  terminou em terceiro na corrida 1 no Estoril. Rea chega ao Estoril depois das duas vitórias em Assen, tendo conquistado a sua 100ª vitória com a Kawasaki. A corrida 2 no Estoril pode ser um marco para Rea, já que está a apenas três corridas da marca de 350 corridas nas SBK.

Classificação Geral P2 – 91 pontos
Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “As primeiras corridas da temporada foram muito positivas para nós. Tive boas sensações com a moto e a equipa está a trabalhar de uma forma incrível, por isso, passo a passo, estamos em crescendo com no que respeita à confiança. No que respeita ao Estoril, gosto do circuito e do seu traçado. Em 2020, ganhei o Mundial aqui, mas foi um fim de semana misto, não fui competitivo. Já em 2021 consegui vencer e sentir-me muito melhor com a moto. Como todos os fins de semana, vamos começar do zero com a expectativa de sermos competitivos, mas precisamos trabalhar muito na sexta para criar uma boa base. Espero que possamos fazer uma boa corrida.”

O Campeão do Mundo de SBK em 2021, já conquistou três pódios no Estoril. Toprak Razgatlioglu conquistou a sua primeira pole position nas SBK no Estoril em 2020. Chega com 45 pontos de atraso do líder do Campeonato , nunca em 2021 perdeu tantos pontos para o líder do campeonato, o máximo foram 37 pontos depois da corrida 2 em  Assen.

Classificação Geral P3 – 64 pontos
Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx WorldSBK): “Não estou a olhar para a classificação do campeonato agora. Depois da queda de Assen, concentro-me corrida a corrida e meu objetivo é lutar pela vitória. Aragão e Assen não foram pistas muito boas para nós, mas a partir do Estoril espero poder ser mais competitivo.”

O  seu melhor resultado nas SBK foi o segundo lugar na Corrida 2 de Assen esta temporada. No Estoril fez um quinto lugar em 2021. Locatelli conquistou dois pódios com uma vitória incluída, em 2020 na classe WorldSSP no Estoril.

Classificação Geral P4 – 55 pontos
Andrea Locatelli (Pata Yamaha with Brixx WorldSBK): “No ano passado no Estoril terminámos entre os cinco primeiros na Corrida 2. Espero que possamos voltar a ter um bom fim-de-semana esta época e que possamos terminar o fim-de-semana com um bom resultado. Precisamos dar um passo em frente para estar a lutar com os primeiros. Precisamos melhorar em algumas áreas, como na electrónica e na afinação da moto.”

O Rookie espanhol conquistou o seu primeiro pódio nas SBK na Corrida 2 de Assen, sendo  um dos dois pilotos que pontuou em todas as corridas de 2022 até ao momento.

Classificação Geral P5 – 50 pontos
Iker Lecuona (Team HRC):  “Nunca estive no Estoril, só com o VideoPass, vou estudar vídeos da pista e corridas antigas para ter uma primeira ideia. Quando lá chegar a  minha ideia é fazer uma ou duas voltas tentando aprender todos os detalhes para que o FP1 seja mais fácil. O nosso objetivo é continuar a trabalhar no duro e passo a passo, e ver o que acontece.”

Procura o primeiro pódio da temporada, tendo como melhor resultada uma quinta posição no Estoril em 2021.

Classificação Geral P6 – 43 pontos
Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati Racing): “Gosto da pista e já temos experiência com as duas primeiras corridas do ano. Espero que não enfrentemos os mesmos problemas anteriores e que possamos lutar pelo pódio”.

Um dos pilotos mais queridos das SBK, teve o seu primeiro contacto com a  BMW M1000RR no Estoril em dezembro de 2021. Conquistou seu primeiro top cinco com a BMW na Corrida 2 de Assen.

Classificação Geral P12 – 19 pontos
Scott Redding (BMW Motorrad WorldSBK Team):  “Espero que possamos continuar a evoluir como em Assen. O Estoril é uma pista melhor para a BMW, pelo que espero estarmos bem em especial na corrida 2 e também continuarmos a  evoluir.”

Horário da Corridas

- Pub -

Deixe o seu comentário