foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Alex Lowes garantiu o terceiro lugar na Corrida 2 no seu circuito local de Donington Park depois de mais uma forte exibição de ritmo consistentemente elevado na sua Ninja ZX-10RR.
Com Lowes em quinto na corrida de Sprint de dez voltas, Donington foi um local feliz para todos no último dia de ação em pista. Axel Bassani (KRT) foi um dos primeiros a cair na corrida de Sprint e depois um determinado décimo na Corrida 2.
Em condições secas, mas muitas vezes nubladas, as corridas de domingo em Donington cumpriram as distâncias previstas e foram disputadas perante um público entusiasta.
Na corrida de Sprint de dez voltas, Lowes foi quinto, depois de ter partido do nono lugar. A partir da segunda linha de partida na Corrida 2, Alex foi o quarto classificado, ultrapassando Scott Redding na quinta volta. Manteve a sua posição no pódio até à bandeirada, após 23 voltas intensas de concentração total a um ritmo muito elevado. Os três primeiros pilotos impuseram um ritmo incrível e rodaram na casa do 1’26 durante a maior parte da corrida final.
Bassani teve alguns problemas na corrida de Sprint, que culminaram com uma queda na Curva Quatro na segunda volta. Recuperou bem e conseguiu um difícil décimo lugar na segunda corrida. Partiu do 16º lugar da grelha, devido à não pontuação na Superpole Race.
Ambas as corridas de domingo foram ganhas por Toprak Razgatlioglu, mas os dois pódios de Lowes e os três pontos conquistados no total fizeram deste o seu segundo melhor fim de semana da época – eclipsado apenas pelas suas duas vitórias e um quarto lugar na ronda de abertura na Austrália.
Alex alcançou ainda mais marcos na carreira com o seu terceiro lugar na Segunda Corrida. Este foi o seu 20º pódio na Kawasaki e o 40º da sua carreira no WorldSBK até à data. A Corrida Dois foi também a 300ª corrida de Alex no WorldSBK.
Na classificação do campeonato WorldSBK, após cinco das 12 rondas, Lowes é o quarto com 165 pontos e Bassani o 12º com 50 pontos.
O paddock da WorldSBK vai agora retirar-se, com alguma pressa, para se reunir novamente no circuito checo de Autodrom Most dentro de alguns dias. A sexta ronda do campeonato terá lugar entre 19 e 21 de julho.
Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “Na corrida de Superpole desta manhã, com menos combustível a bordo e com alguns pilotos a utilizarem o pneu traseiro ‘X’, todos foram rápidos. Do terceiro ou quarto ao 15º, quase toda a gente tinha a mesma velocidade. Por isso, é bastante stressante. Se não atacássemos, éramos atacados! Foi bastante difícil porque eu estava em décimo na primeira volta e era difícil fazer ultrapassagens. Mas, no final, estava em quinto e isso ajudou-me a subir uma fila na grelha para a Segunda Corrida. Na corrida final, fiquei preso atrás do Scott Redding, que estava a tentar afastar-se, mas provavelmente estava a deslizar um pouco mais do que eu. Tentei fazer a manobra e passei-o, mas à frente o Nicolo Bulega fez um excelente trabalho no segundo lugar. Ele foi muito consistente. Sempre que eu ganhava um pouco de vantagem, ele tinha o suficiente no bolso para se afastar. Foi uma corrida um pouco aborrecida em termos de ação, mas mesmo assim estivemos no limite, com tempos por volta de 1m26s. Estou contente com o segundo pódio e penso que tivemos um fim de semana bom e forte, apesar de termos começado um pouco atrás na grelha. Estou bastante satisfeito com o fim de semana”.
Axel Bassani (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “Na Corrida da Superpole tivemos alguns problemas técnicos e só completámos a primeira volta. A segunda corrida foi melhor, mas foi difícil arrancar de trás. Penso que tínhamos um ritmo bastante bom, mas perdi um pouco de tempo nas últimas cinco ou seis voltas. O ritmo inicial era mais ou menos o mesmo que o dos pilotos na sexta ou sétima posição. Tive uma melhor sensação com a mota, sem dúvida, na Segunda Corrida, mas temos de melhorar em alguns sítios. Vamos manter-nos positivos e quero agradecer à equipa por continuar a trabalhar e pelo bom trabalho que fizeram este fim de semana. Voltaremos a correr juntos em breve em Most.”
Tito Rabat (Kawasaki Puccetti Racing) foi 18º na Superpole e 19º na Corrida 2.