- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

São 23 as pilotos do WorldWCR que completaram o primeiro teste juntas antes da ronda inaugural do próximo mês em Misano.

O teste do Campeonato do Mundo FIM Feminino de Corridas de Circuito no Circuito de Cremona terminou na tarde de sexta-feira com Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) a liderar a tabela de tempos com uma grande margem sobre as suas rivais. A Campeã do MundoSSP300 de 2018 registou o único tempo de 1m41s do teste para terminar com sete décimos de vantagem sobre as rivais antes da época inaugural do Campeonato que começa no próximo mês em Misano.

Carrasco liderou os tempos no final do segundo dia, que se caracterizou por um dia totalmente seco após a chuva de ontem, mas teve de lutar com Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team) pelo primeiro lugar, com as duas a aproximarem-se uma da outra na casa do 1m41s. O #22 de Carrasco quebrou essa barreira com 1m41,446s, que estabeleceu na sétima e última sessão do dia, enquanto o 1m42,121s de Ponziani foi obtido na quinta sessão. Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team) foi terceira e ficou a cerca de meio segundo de Carrasco. Os tempos de sexta-feira começaram nos intervalos de 1m44s e 1m45s, mas baixaram rapidamente durante a ação em pista, com Carrasco a perder mais de quatro segundos ao longo do dia.

Com este teste, foi a primeira vez que os pilotos estiveram juntos em pista para o WorldWCR, mas num circuito em que nenhum deles tinha estado com a Yamaha R7, pode ter começado a formar-se uma hierarquia. Beatriz Neila (Ampito / Pata Prometeon Yamaha) melhorou consistentemente ao longo do teste para terminar em quarto lugar, à frente de Adela Ourednickova (DafitMotoracing) em quinto. Apenas um décimo separou a espanhola, que teve o chefe de equipa de Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha), Andrew Pitt, a trabalhar com ela na sexta-feira, e Ourednickova. Tayla Relph (TAYCO Motorsport) foi uma das várias pilotos que aproveitou ao máximo os 10 minutos finais da sessão, subindo na ordem de classificação e conquistando o sexto lugar com 1m43,571s

A subida de Relph no final da sessão significou que Jessica Howden (Team Trasimeno) foi despromovida dos seis primeiros e terminou em sétimo, à frente de Mallory Dobbs (Sekhmet Motorcycle Racing Team) que também subiu na ordem. A americana, que até à última sessão era a 15ª classificada, ficou em oitavo depois de ter feito 1m43,881s nos instantes finais do teste. Lucy Michel (TSL-Racing) foi nona, com Isis Carreno (AD78 FIM Latinoamerica by Team GP3), uma das poucas pilotos cujos melhores tempos não foram registados em nenhuma das duas últimas sessões, a terminar o dia em 10º.

Pakita Ruiz (PS Racing Team 46+1) ficou fora do top 10 com 1m44,147s, terminando o segundo dia em 11º lugar. Ficou apenas um décimo à frente da sul-africana Nicole Van Aswegen (Andalaft Racing) em 12º, cujo melhor tempo, 1m44,213s, foi obtido na penúltima sessão. Ran Yochay (511 Terra&Vita Racing Team) foi 13º, estabelecendo o seu melhor tempo na última sessão, com Ornella Ongaro (Yamaha Motoxracing WCR Team) e Chun Mei Liu (WT Racing Team Taiwan) a completarem o top 15.

Apenas uma décima impediu Astrid Madrigal (ITALIKA Racing FIMLA) de alcançar um lugar no top-15, com o tempo de 1m44,986s da mexicana a não conseguir colocá-la nos 15 primeiros lugares. No entanto, a mexicana tem uma grande margem para Lena Kemmer (Bertl K. Racing Team) em 17º, com a austríaca a cerca de meio segundo de Madrigal. Luna Hirano (Team Luna) chegou a casa em 18º, a dois décimos de Kemmer, com Iryna Nadieieva (MPS.RT) e Andrea Sibaja (Deza – Box 77 Racing Team) a completarem o top 20. Alyssia Whitmore (Sekhmet Motorcycle Racing Team), Mia Rusthen (Rusthen Racing) e Sara Varon (ITALIKA Racing FIMLA) foram as últimas classificadas; o dia de Varon terminou cedo, com o tempo da colombiana – 1m48,067s – a ser obtido na terceira sessão do dia e ela não fez qualquer tempo nas sessões posteriores.

O Campeonato do Mundo de Corridas de Circuito Feminino FIM 2024 vai arrancar com a ronda Pirelli Emilia-Romagna no Circuito Mundial de Misano – Marco Simoncelli, de 14 a 16 de junho.

Calendário da WorldWCR 2024

1. Ronda Pirelli Emilia-Romagna, MWC “Marco Simoncelli” – 14-16 de junho
2. Ronda Prosecco DOC UK, Donington Park – 12-14 de julho
3. Ronda Pirelli de Portugal, Autódromo Internacional do Algarve – 9-11 de agosto
4. Ronda da Hungria, Circuito do Parque Balaton* – 23-25 de agosto
5. Ronda Italiana Acerbis, Circuito de Cremona* – 20-22 de setembro
6. Ronda de Espanha Prometeon, Circuito de Jerez – Angel Nieto – 18-20 de outubro
* Sujeito a homologação

- Pub -

Deixe o seu comentário