foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A 13ª edição do Yamaha VR46 Master Camp foi dedicada às habilidades em pista plana no dia 2. Os seis novos recrutas treinaram durante a manhã e a tarde no VR46 Motor Ranch, com uma sessão de treino de eSport no intervalo.
Gonzalo Sanchez Melendez (15 anos, Espanha), Takumi Takahashi (16 anos, Japão), Dorian Joulin (17 anos, França), Aymon Bocanegra (14 anos, Peru), Wahyu Nugroho (21 anos, Indonésia) e Md Adamhaikal Bin Jahar (19 anos, Malásia) estavam ansiosos por pilotar as motos YZ250F do Master Camp no VR46 Motor Ranch de Valentino Rossi. Encontraram-se com o instrutor de Flat Track, Marco Belli, e tiveram novamente a companhia de Ayumu Sasaki, da equipa Yamaha VR46 Master Camp, que também visitava pela primeira vez o VR46 Motor Ranch.
Depois de uma sessão matinal atarefada, os pilotos almoçaram rapidamente no Bar, Ristorante e Pizzeria Da Rossi, antes de se juntarem ao múltiplo Campeão de eSport de MotoGP Lorenzo Daretti para uma sessão de eSport na área superior do Motor Ranch. Concentraram-se nas competências básicas necessárias para obter um tempo de volta incrível.
“Foi um bom primeiro dia”, disse Daretti no final. “Optámos por rodar na longa e larga pista de Sepang, porque foi a mais votada por estes pilotos, e no circuito mais estreito de Misano, porque é a pista de origem do VR46. Estes dois circuitos têm características opostas.
“A malta fez uma sessão de 45 minutos de treinos livres por pista. Foi muito agradável vê-los trabalhar. Os tempos de quatro deles estavam muito próximos no final. Os outros dois terão de melhorar um pouco mais para reduzir a diferença. Mas, de qualquer forma, é muito interessante trabalhar com eles porque melhoram muito depressa. Melhoraram na travagem. No início, as motas mexiam-se muito e não eram precisas, mas no final do treino melhoraram a consistência e tornaram-se mais suaves na saída das curvas.
“No dia 3 teremos uma qualificação e duas corridas, por isso vamos ver o que acontece!
“O Ayumu também jogou um pouco e está muito limpo, como na vida real.”
No final da tarde, com o sol já não no seu ponto mais alto, os jovens talentos voltaram a aperfeiçoar as suas capacidades básicas em pista plana. Com a ajuda de Sasaki e Belli, rapidamente dominaram o slaloming e as figuras de oito e foram autorizados a começar a andar na pequena oval e, mais tarde, na pista Americana, onde podiam acelerar um pouco.
Os dois treinadores ficaram muito satisfeitos com a forma como o dia correu.
“Como em todos os primeiros dias de pista plana da semana de treino do Master Camp, os rapazes têm de fazer a primeira abordagem para compreender a disciplina e a superfície desta pista em particular”, partilhou Belli. “Por isso, a primeira parte do dia foi dedicada a exercícios específicos para aumentar a sua confiança, passo a passo. As sessões de treino correram muito bem com a presença de Sasaki. Ele foi um “empurrão” extra para os outros. Como os cavaleiros do Master Camp estavam prontos para mais velocidade na sessão da tarde, já podíamos deixá-los ganhar alguma experiência na pista Americana, que é um tipo especial de pista aqui no rancho.
“Gostámos muito. Toda a gente estava segura e vi toda a gente a dar um bom passo em frente.”
Sasaki acrescentou: “Antes de mais, quero dizer ‘obrigado’ ao pessoal do Master Camp, ao pessoal do VR46 e ao Valentino por organizarem um evento fantástico. Gostei muito destes dois últimos dias de competição. Ensinei um pouco e também me diverti com os cavaleiros do Master Camp, especialmente no segundo dia, montando no VR46 Motor Ranch. É um sítio muito agradável. Vou levar esta experiência comigo porque gostei muito. Mais uma vez, obrigado a todos os que participaram!