foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
No sexto e último dia da 13ª edição do Yamaha VR46 Master Camp, os pilotos Gonzalo Sanchez Melendez (15 anos, Espanha), Takumi Takahashi (16 anos, Japão), Dorian Joulin (17 anos, França), Aymon Bocanegra (14 anos, Peru), Wahyu Nugroho (21 anos, Indonésia) e Md Adamhaikal Bin Jahar (19 anos, Malásia) terminaram uma semana de treino intensa e sufocante, mas também muito gratificante. Concluíram com êxito a última sessão: pista plana no VR46 Motor Ranch. Seguiu-se uma visita à VR46 Store, uma visita à sede do VR46 e a tradicional cerimónia de graduação.
Quando os alunos chegaram ao VR46 Motor Ranch de manhã, o especialista em Flat Track Marco Belli tinha as motas YZ250F prontas para uma corrida americana. Desta vez, ao grupo do Master Camp juntou-se o antigo vencedor do campeonato de Grand Prix e atual treinador de pilotos Andrea Migno. Os alunos não podiam ter pedido um melhor especialista extra para o último dia, pois ele conhece o VR46 Motor Ranch como ninguém.
Depois de um pouco de treino de última hora com Migno, o jogo começou! Foi uma batalha renhida, mas no final Bocanegra subiu ao degrau mais alto do pódio de pista plana. Takahashi ficou em segundo e Adamhaikal Bin Jahar em terceiro.
Belli resumiu a experiência dizendo: “O último dia. O dia mais importante. O dia por que todos esperávamos. É o dia em que pomos em prática todas as dicas e conhecimentos que temos vindo a ensinar a estes rapazes.
“Foi uma sessão muito boa. Já nos treinos vimos alguns tempos por volta muito bons, e todos estavam seguros na sua condução, mostrando que tinham dominado totalmente as técnicas necessárias. Fizemos uma Superpole para criar a grelha de partida para a corrida. O Migno também esteve presente em tudo isto, o que foi um bom empurrão para os pilotos e um desafio extra porque ele lutou com eles durante todas as corridas.
“Tivemos uma corrida final de quatro voltas para decidir o nosso pódio em pista plana e foi bom ver como os pilotos que chegaram em primeiro, segundo e terceiro estavam felizes – trabalharam muito para isso.
“Espero que os pilotos tenham a oportunidade e que dediquem tempo e esforço a experimentar a pista plana novamente no futuro. Todos os membros da equipa estão muito satisfeitos com os progressos feitos pelos rapazes. Eles aprenderam muito e elevaram a fasquia todos os dias.”
“Outro Yamaha VR46 Master Camp acabou de terminar”, disse Migno. “Parece-me que o nível dos pilotos que participam neste evento melhora todos os anos. Este ano foram novamente rápidos e, por isso, também gostei muito de treinar no Rancho. Penso que eles também gostaram muito da experiência, tanto hoje como no geral. Eles gostaram, eu gostei, por isso tudo o que posso dizer é que espero voltar a vê-los no futuro.”
Depois de uma manhã atarefada, os cavaleiros do Master Camp dirigiram-se novamente para o Bar, Ristorante e Pizzeria Da Rossi. Os estudantes aproveitaram ao máximo a pausa para o almoço e fizeram algumas compras a sério na Loja VR46 ao lado (onde também está disponível a réplica oficial do equipamento Monster Energy Yamaha MotoGP: https://vr46.com/collections/monster-energy-yamaha-motogp-team).
Depois, já era altura de avançar para o local final: a sede do VR46. Depois da tradicional visita guiada, os estudantes dirigiram-se ao escritório de Valentino Rossi para ver um vídeo de resumo dos últimos seis dias especiais antes de receberem o seu certificado oficial de participação no Master Camp da Yamaha VR46. Para além do seu diploma, os graduados do Master Camp também saíram com um saco de presentes da VR46 que estava cheio de vários artigos.
A equipa do Yamaha VR46 Master Camp quer agradecer sinceramente à Yamaha Motor Co., Ltd., a Valentino Rossi, à VR46, à VR46 Riders Academy, aos instrutores, ao pessoal de apoio e aos parceiros do programa, Oakley e Alpinestars, pela sua contribuição para este projeto. Além disso, a equipa deseja aos últimos seis graduados do Master Camp as maiores felicidades nos seus esforços de corrida.
TETSU ONO
General Manager – Yamaha Motor Co., Ltd.’s Motorsports Strategy Division
“Foi um Master Camp muito quente e cheio, mas acabou num piscar de olhos! Antes de mais, estamos satisfeitos por termos concluído todo o programa com todos os cavaleiros a mostrarem grande maturidade. Foram profissionais e também prestaram atenção à sua segurança e à dos outros. Estamos todos muito orgulhosos pelo facto de estes seis cavaleiros se terem mantido concentrados apesar do calor e terem aproveitado ao máximo esta oportunidade para absorverem o máximo de informação possível.
Quero agradecer sinceramente a todos os envolvidos. VR46, todos os instrutores e treinadores, e Ayumu Sasaki, Jeremy Alcoba e Andrea Migno. Fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ajudar os seis recrutas a crescer o mais possível num curso de uma semana.
Por último, mas certamente não menos importante, agradeço sinceramente à Oakley e à Alpinestars por apoiarem este projeto. Ajudar e inspirar jovens talentos nos próximos passos das suas carreiras de corrida de uma forma segura é uma causa que eles levaram a peito e nós apreciamos sinceramente a sua contribuição.
Gostaria de dar os parabéns aos nossos novos graduados do Master Camp. Esperamos que tenham adquirido muita experiência, conhecimentos e boas recordações que possam levar consigo ao longo das suas carreiras nas corridas”.
GONZALO SANCHEZ MELENDEZ
“A sessão de treino de pista plana do último dia não correu muito bem para mim. O meu objetivo era estar na super-final, mas não consegui. Melhorei de dia para dia, mas fui eliminado na segunda corrida e, infelizmente, este foi o máximo que consegui alcançar no 6º dia. Mas diverti-me e aprendi muito com o Marco e com toda a equipa. Melhorei imenso! A loja do VR46 foi muito gira! Comprei coisas para o meu irmão, a minha mãe e o meu pai. Estou ansioso por dar-lhes isso quando chegar a casa. A cerimónia de graduação foi, honestamente, um pouco triste. O pessoal estava a fazer um resumo da nossa experiência aqui e isso deixou-me triste porque o programa chegou ao fim. Agora vamos todos para casa e descansar um pouco. Mas foi uma experiência espetacular para mim estar aqui com o VR46 e o pessoal da Yamaha. Quanto à minha opinião sobre este programa: é o melhor acampamento em que já estive. Ter tantas pessoas a apoiar-nos, também nos bastidores, é incrível. Quero dizer “obrigado” a todos eles, também por fazerem o trabalho que as pessoas não vêem! Só posso dizer que estou muito grata”.
TAKUMI TAKAHASHI
“Foi espantoso que as minhas capacidades de condução em pista plana no Dia 6 fossem muito melhores do que no Dia 1. Tive muitas dificuldades porque a pista completa é um percurso que requer técnica, mas estou muito contente por ter terminado em segundo na corrida final do último dia. Havia tantos produtos a serem vendidos na loja que tive dificuldade em restringir as minhas escolhas! Estou muito feliz por me ter sido proporcionada esta experiência única e insubstituível. Penso que este programa foi muito bem planeado. Posso dizer com confiança que ganhei muita experiência através deste Master Camp e que cresci como cavaleiro. Obrigado a todos os membros do Master Camp!”.
DORIAN JOULIN
“Fiz progressos a controlar o deslizamento durante o treino em pista plana. A sensação no último dia foi boa, foi muito melhor, adorei. A VR46 Store foi óptima porque não é apenas uma loja, é ao mesmo tempo um museu. Há muitas recordações, fotografias e troféus em exposição, e é ótimo. A cerimónia de graduação foi muito emocionante e comovente. Estou muito triste por o Yamaha VR46 Master Camp ter chegado ao fim. O programa foi muito intenso, houve tantas actividades! Nunca houve um momento de tédio! E, acima de tudo, descobrem-se outros aspectos do motociclismo, o que é ótimo”.
AYMON BOCANEGRA
“Gostei muito de toda a sessão do Dia 6 em pista plana. Senti-me à vontade e notei que estava a andar melhor do que na primeira sessão de treino na pista plana do VR46 Motor Ranch. Também ganhei a Americana! Gostei muito da loja oficial. Comprei um mini-capacete e uma pulseira para os meus pais. Gostei também da cerimónia final e dos brindes e certificado que recebemos. Todo o programa do Yamaha VR46 Master Camp foi fantástico! É o melhor campo de férias em que já participei. Fizeram um grande esforço para organizar tudo isto e eu diverti-me imenso. Aprendi imenso. Parabéns e obrigado à Yamaha e ao VR46 por esta fantástica edição do Master Camp!”.
WAHYU NUGROHO
“Foi muito divertido voltar a fazer pista plana no Dia 6. Ganhei uma nova experiência relevante e sinto-me muito grato por ter podido aprender num ambiente muito competente, simpático e agradável. A loja é muito interessante: havia alguns dos fatos de Vale e outros objectos historicamente significativos do MotoGP. A sério, há lá muita coisa boa! Estou muito feliz e quero agradecer a todas as pessoas e instrutores que participaram neste evento especial. Um “obrigado” especial à Yamaha e à equipa do VR46. Conheci pessoas muito simpáticas que me ajudaram sempre que precisei. Devo confessar que, para mim, foi uma experiência inesperadamente bela, porque não sabia realmente o que esperar ao vir aqui. Estou muito grata por ter tido esta oportunidade e espero poder beneficiar das muitas coisas diferentes que me foram ensinadas nesta última semana. Tem sido incrível e super fantástico! Quero agradecer a todas as pessoas que sempre me apoiaram”.
MD ADAM HAIKAL BIN JAHAR
“A última vez que andei em pista plana foi muito divertida. No final, tivemos uma competição de Americana juntos, e eu fiquei em terceiro lugar e ganhei uma medalha. Estou muito feliz! A loja VR46 é muito grande e a qualidade dos casacos e das calças é fantástica. A graduação foi muito boa e muito divertida, mas isso significa que agora o programa chegou ao fim. O Yamaha VR46 Master Camp foi excelente. Melhorei significativamente as minhas técnicas de corrida. Além disso, Marco Belli e os pilotos Ayumu Sasaki, Jeremy Alcoba e Andrea Migno deram-me várias dicas úteis. Poderei utilizá-las no futuro para melhorar ainda mais. Muito obrigado a toda a equipa da Yamaha e da VR46”.