Foto: Vahana  //

A Airbus também está a trabalhar no desenvolvimento de táxis autónomos voadores, e acaba de anunciar que um dos seus primeiros veículos de teste em escala real fez a primeira descolagem e aterragem vertical com sucesso.

A Airbus anunciou esta sexta-feira que a sua divisão A³ realizou com sucesso o voo inaugural da aeronave eléctrica e autónoma Vahana em escala real. A aeronave tem um comprimento de 5.7 metros e largura de 6.2 metros, com uma altura de 2.8 metros e peso de 745 kg, e é propulsionada por oito motores eléctricos montados em asas basculantes.

Essa característica permite ao veículo pousar e descolar na vertical, como um helicóptero, e, mudando a posição das asas e dos propulsores, o aparelho assume o voo horizontal, como um avião.

O primeiro teste, realizado sem tripulante, durou 53 segundos, e o veículo alcançou cinco metros de altura. O ensaio foi realizado em Pendleton, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, em 31 de janeiro, e no dia seguinte o aparelho realizou mais um voo semelhante.

Embora o primeiro voo de testes estivesse originalmente planeado para o final de 2017, a Airbus pode orgulhar-se de este seu projecto Vahana não ter “derrapado”.

Este primeiro voo de teste foi bastante modesto, tendo durado apenas 53 segundos, durante os quais a aeronave descolou e se elevou até 5 metros de altura, para de seguida aterrar suavemente.

Mas o teste bem sucedido é um passo importante, e permite que o projecto avance para as fases seguintes, como a parte da transição para o voo horizontal e posterior regresso ao voo. Outro dos passos importantes será o primeiro voo com um passageiro a bordo, já que até agora os testes se têm realizado sem tripulação ou passageiros.

“Estamos hoje a comemorar uma grande conquista na inovação aeroespacial. Em pouco menos de dois anos, o Vahana passou de um esboço feito num guardanapo para uma aeronave autónoma que completou com sucesso o primeiro voo”, disse Zach Lovering, diretor da A³ responsável pelo projecto.

A A³ diz que um dos objetivos do Vahana é “democratizar o transporte aéreo“, estando a trabalhar para criar um veículo com um baixo custo operacional. Aguardemos então para ver até que ponto estes veículos voadores serão capazes de revolucionar a forma de transporte na nossa sociedade…

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.