- Pub -
foto: Rally Zone

Benavides, da Red Bull KTM Factory Racing, liderou a tabela de tempos na difícil terceira etapa do Rali Dakar 2024. Com um desempenho impressionante na sua KTM 450 RALLY, o argentino subiu para o sexto lugar na classificação geral provisória. Entretanto, depois de um dia cheio de ação no deserto saudita, Toby Price terminou a etapa em nono lugar. Ele agora está em sétimo lugar na classificação geral.

Dakar Rally 2024

Incluindo uma longa especial cronometrada de 438 quilómetros, a terceira etapa do Dakar provou ser mais um enorme teste de habilidade e resistência para todos os concorrentes. Deixando o acampamento em Al Duwadimi, os pilotos percorreram uma distância total de 733 quilómetros até Al Salamiya. Marcando a primeira metade da etapa maratona de abertura do evento, apenas duas horas de assistência foram permitidas antes de os concorrentes deixarem as suas equipas e completarem uma ligação final a um bivouac separado para passarem a noite.

Começando a terceira etapa em 19º lugar, depois de ter perdido vários minutos devido a um pequeno erro na especial do dia anterior, Benavides sabia que tinha de dar o seu melhor ao longo do terceiro dia para ganhar tempo aos seus rivais. Usando a sua experiência e velocidade, o atual Campeão do Rali Dakar fez uma prova soberba no terreno misto, ficando imediatamente em segundo lugar na tabela de tempos no primeiro ponto de controlo, e levou essa dinâmica até ao final. Garantindo sua primeira vitória na etapa do Dakar 2024 até agora, o resultado de Kevin o eleva ao sexto lugar na classificação geral provisória.

Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing)#47:”Hoje foi um dia muito melhor para mim. Foi uma etapa muito, muito longa, mas depois de ter cometido alguns erros ontem, parti com o plano de me concentrar mais na minha navegação. Deu mesmo frutos – já havia muitos trilhos no terreno à minha frente, mas concentrei-me no meu roadbook e consegui encontrar um ritmo bom e sólido nos diferentes tipos de terreno. Estou contente com o meu ritmo de hoje e com o resultado. Temos algumas horas para trabalhar nas motas e depois vamos para o bivouac. Sinto-me bem e a mota está em boa forma – estou ansioso por amanhã.”

A terceira etapa revelou-se interessante para Price. Apesar de mostrar boa velocidade na especial, o dia de Toby esteve longe de ser simples. Parar para ajudar dois pilotos diferentes não diminuiu o ritmo do australiano, no entanto, e o bicampeão do Dakar foi capaz de recuperar terreno sobre os seus rivais. Inicialmente a completar a etapa em 23º, com o tempo perdido a ser-lhe reposto, Price terminou num louvável nono lugar e agora está em sétimo na geral, apenas uma posição atrás do colega de equipa Benavides.

Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing)#2: “Sim, foi uma etapa bastante agitada para mim hoje. Cometi um pequeno erro no início, o que me custou algum tempo. Depois vi o Sam (Sunderland) na berma da pista, parei para ver se ele estava bem, mas acabou por ser um problema mecânico. Depois disso, baixei a cabeça e tentei fazer um bom progresso. Fiquei preso no pó de outro piloto durante alguns quilómetros, mas consegui ultrapassá-lo na areia e consegui fazer um bom tempo. Infelizmente, no final da etapa, encontrámos outro piloto que se tinha despistado, por isso parámos para o ajudar, chamar o helicóptero e garantir que mais ninguém corria perigo. Portanto, foi um dia de altos e baixos, mas agora estamos aqui no acampamento, a mota está boa e a ser reparada, e estou pronto para mais do mesmo amanhã.”

Resultados provisórios – Rali Dakar 2024, Etapa 3

1. Kevin Benavides (ARG), KTM, 4:39:28
2. Ricky Brabec (USA), Honda, 4:40:39 +1:11
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 4:42:19 +2:51
4. Skyler Howes (USA), Honda, 4:42:25 +2:57
5. Ross Branch (BWA), Hero, 4:42:46 +3:18
Outra KTM
9. Toby Price (AUS), KTM, 4:46:04 +6:36

Classificação provisória – Rali Dakar 2024 (após 3 de 12 etapas)

1. Ross Branch (BWA), Hero, 14:32:51
2. Jose Ignacio Cornejo (CHL), Honda, 14:36:02 +3:11
3. Ricky Brabec (USA), Honda, 14:37:59 +5:08
4. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 14:49:07 +16:16
5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 14:53:07 +20:16
KTM
6. Kevin Benavides (ARG), KTM, 14:53:23 +20:32
7. Toby Price (AUS), KTM, 14:55:48 +22:57

- Pub -

Deixe o seu comentário