- Pub -
foto: Kiril Janackov

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) piloto de fábrica da BMW Motorrad, de 28 anos, é o Campeão do Mundo de Superbike de 2024. A decisão foi conhecida em Jerez de la Frontera (ESP), no final da época do Campeonato do Mundo de Superbike da FIM (WorldSBK). Com um segundo lugar na primeira corrida principal, Razgatlioglu garantiu a vitória antecipada do título. Para “El Turco”, este é o seu segundo título do Campeonato do Mundo depois de 2021, e para a BMW Motorrad Motorsport, é o primeiro título de sempre. Este triunfo coroa uma temporada em que Razgatlioglu, pilotando sua BMW M 1000 RR da equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, estabeleceu superlativos e recordes, tornando-se o primeiro piloto a conquistar 13 vitórias consecutivas, mas também sofrendo um grande revés. Vamos fazer uma retrospetiva da primeira temporada de Razgatlioglu com a família BMW Motorrad Motorsport, que valeu o título.

A caminhada para o título mundial.

O primeiro teste. No início de dezembro de 2023, chegou finalmente o momento. A nova adição Razgatlioglu tem os seus primeiros dias de teste com a BMW M 1000 RR em Portimão. Pouco tempo depois, segue-se outro teste de dois dias em Jerez de la Frontera, Espanha. Apesar das condições climatéricas menos que ideais em dezembro, Razgatlioglu usa os testes para obter as suas primeiras impressões da moto, fornecer feedback para o desenvolvimento e familiarizar-se com a BMW Motorrad Motorsport e a equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK.

Apresentação da equipa. A 17 de janeiro, a BMW Motorrad Motorsport apresenta a sua equipa WorldSBK 2024 no BMW Motorrad Welt em Berlim. Razgatlioglu tem como objetivo as vitórias e a tentativa de vencer o Campeonato do Mundo.

O primeiro pódio. A primeira comemoração não demora muito. Na abertura da época, no final de fevereiro, em Phillip Island, Austrália, Razgatlioglu conquista o seu primeiro pódio com a BMW M 1000 RR, terminando em terceiro lugar na sua segunda corrida com a moto, na Corrida Superpole de Domingo.

A primeira vitória. Na segunda ronda da temporada em Barcelona, em março, Razgatlioglu sobe ao topo do pódio pela primeira vez com a BMW M 1000 RR. No sábado, conquista a pole position e vence a primeira corrida principal. Esta vitória é particularmente especial, uma vez que nunca tinha ganho em Barcelona. Segue-se outra vitória na Superpole Race no domingo e um terceiro lugar depois. O seu registo após seis corridas com a BMW é de duas vitórias e mais dois lugares no pódio.

O início da série de recordes. O domingo do WorldSBK em Assen 2024 entra nos livros de história como o dia em que começou uma série nunca antes vista. Partindo do nono lugar, Razgatlioglu vence a segunda corrida principal, dando início a uma série de recordes.

Hat-trick e liderança do campeonato. Em junho, Razgatlioglu consegue o seu primeiro fim de semana perfeito em Misano. Partindo da pole position, vence as três corridas, assumindo a liderança da classificação do Campeonato do Mundo. Continua este domínio com hat-tricks em Most e Donington Park, vencendo também todas as corridas, e prolonga ainda mais a série.

Um novo recorde. Desde abril, Razgatlioglu estava invicto, chegando à sétima ronda em Portimão com 12 vitórias, das quais dez consecutivas. Na primeira corrida principal, no sábado, igualou o recorde de 11 vitórias consecutivas. Com a vitória na Superpole Race de domingo, passa a ser o único recordista. Mas não fica por aqui. Vence a segunda corrida principal, completando o seu quarto hat-trick. Razgatlioglu deixa Portugal com um novo recorde de 13 vitórias consecutivas e uma vantagem de 92 pontos na classificação do campeonato.

O percalço. Sexta-feira à tarde, durante o segundo treino livre em Magny-Cours, Razgatlioglu despista-se e bate na barreira da pista. Após os primeiros exames no centro médico, passa a noite no hospital. O diagnóstico é um pneumotórax ligeiro. Razgatlioglu não pode competir durante o resto do fim de semana de corrida em Magny-Cours, deixando a sua data de regresso incerta.

O regresso. Depois de falhar as corridas de Magny-Cours e Cremona, Razgatlioglu regressa à ação no MotorLand Aragón, em Espanha. Apesar da paragem por lesão, continua a ser o líder do campeonato, embora a sua vantagem tenha diminuído para 13 pontos. Com grande força mental, “El Turco” faz um regresso impressionante, terminando em segundo nas três corridas e aumentando a sua vantagem para 39 pontos.

Campeão do Mundo! Depois de duas vitórias e um segundo lugar no Estoril, Razgatlioglu vai para o final da época em Jerez de la Frontera com uma vantagem de 46 pontos. Ele conquista a coroa na primeira corrida principal. O segundo lugar é suficiente – e segue-se uma longa festa do campeonato do mundo!

Reacções ao título do Campeonato do Mundo.

Markus Flasch (Diretor da BMW Motorrad): “Hoje é um marco para a nossa marca. Celebramos o nosso primeiro título de campeão do WorldSBK com Toprak! Parabéns a Toprak e a todos os que contribuíram incansavelmente para este incrível feito – toda a equipa BMW Motorrad Motorsport em Munique e Berlim, a equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK liderada por Shaun Muir e a equipa de testes BMW Motorrad WorldSBK. O que Toprak mostrou esta época foi mais do que impressionante e prova que ele é um atleta e uma pessoa extraordinária. Desde o início, ele e a BMW Motorrad Motorsport provaram ser uma combinação de sucesso. Fornecemos-lhe a moto perfeita, a M 1000 RR, e com as suas capacidades de condução únicas, ele deixou a sua marca na época. Igualmente impressionante é a sua força mental, lutando para regressar após uma queda grave. Ao mesmo tempo, é simplesmente um tipo fantástico e, por direito, um verdadeiro favorito dos fãs: humilde, divertido e sempre trabalhador. Juntamente com a equipa e os nossos engenheiros, após cada sucesso, procurou formas de melhorar ainda mais. A recompensa é este merecido título de Campeão do Mundo”.

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): “É uma sensação incrível voltar a ser Campeão do Mundo. Estou muito orgulhoso da equipa, porque todos trabalharam arduamente em todos os fins-de-semana de corrida. Muito obrigado por este apoio fantástico. No início da época, ninguém pensava que fosse possível para mim no meu primeiro ano com a BMW Motorrad Motorsport, mas agora ganhámos o Campeonato do Mundo. Merecemo-lo mesmo. Melhorámos a moto em cada fim de semana de corrida e podemos ainda melhorá-la mais. Agora só me resta desfrutar das duas corridas de amanhã. E depois, na próxima época, vamos fazê-lo novamente!”

- Pub -

Deixe o seu comentário