- Pub -
foto: Rally Zone

Kevin Benavides e Toby Price, da Red Bull KTM Factory Racing, concluíram com sucesso o incrivelmente exigente Rali Dakar 2024. Ao garantir a sua terceira vitória na competição deste ano na 12ª e última etapa, Benavides terminou em quarto lugar na geral. O seu companheiro de equipa, Price, seguiu-o de perto, terminando em quinto lugar na geral após o seu segundo lugar de hoje.

Dakar Rally 2024

A 46ª edição do Rali Dakar provou ser uma das mais duras de que há registo, com um terreno misto e desafiante e uma navegação exigente. Os organizadores proporcionaram 13 dias completos de corrida, que incluíram a nova etapa crono de 48 horas, com os pilotos a dormirem sob as estrelas sem qualquer assistência das suas equipas. Dos 7854 quilómetros percorridos, 4709 foram corridos contra o relógio – uma tarefa assustadora para qualquer piloto de rali experiente e que a equipa da Red Bull KTM atacou de frente.

Apesar de o atual Campeão do Rali Dakar, Kevin Benavides, ter chegado ao Rali Dakar 2024 sem estar em forma a 100% , o argentino deixou os problemas para trás e concentrou-se na defesa do título desde o início. Com o evento a abrir imediatamente com terreno difícil e navegação complexa, um pequeno erro na segunda etapa custou caro a Benavides. A partir daí, o piloto de 35 anos fez tudo o que estava ao seu alcance para lutar pela vitória na geral. O terceiro dia marcou a primeira de três vitórias em etapas para Kevin, demonstrando a sua velocidade no terreno desafiante. Sem nunca desistir e levando a luta até ao último quilómetro, a vitória na última etapa da corrida garantiu a Benavides um louvável quarto lugar na classificação geral.

Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing)#47: “Foi um Dakar muito duro. Todos eles o são, claro, mas este ano teve alguns dias muito, muito longos, especialmente com a etapa de 48 horas. Foi bom, consegui três vitórias em etapas, por isso podemos tirar alguns pontos positivos do evento. Tanto eu como o Toby terminámos entre os cinco primeiros, o que demonstra uma boa consistência. É frustrante não terminar no pódio depois de todo o trabalho árduo que toda a equipa fez. Mas agora vamos embora, descansar um pouco e depois temos algumas coisas em que sabemos que temos de trabalhar para voltarmos mais fortes na próxima vez.”

Toby Price, que está a disputar a sua 10ª edição do rally-raid mais difícil do mundo, tem apresentado dia após dia provas rápidas e consistentes no evento deste ano. Depois de um erro de navegação na primeira etapa, Toby recuperou para voltar a subir na tabela de classificação à medida que a corrida avançava. Com vários resultados entre os cinco primeiros, incluindo um segundo lugar na última etapa, Price acabou por concluir o rali em quinto lugar, atrás do seu colega de equipa Benavides por menos de sete minutos, após mais de 52 horas de corrida contra o relógio. Um desempenho excecional da lenda oficial do Rali Dakar.

Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing)#2: “Para nós, foi definitivamente um evento muito difícil este ano. Felizmente, é sempre um bom resultado quando se consegue chegar à meta inteiro no Dakar, e aqui estamos nós, felizes e saudáveis. Olhando para trás, ao longo da semana, nunca estivemos muito longe do ritmo, apenas cometemos demasiados erros e, como sabem, isso pode custar muito tempo no Dakar. Toda a equipa da Red Bull KTM tem sido incrível ao longo das duas semanas e tem trabalhado muito. É uma pena não termos conseguido recompensá-los com um pódio. Grande crédito também para os melhores, eles conseguiram este ano, por isso parabéns a eles.”

Andreas Hölzl (Diretor da equipa de ralis): “É ótimo ver os nossos dois pilotos completarem o evento em segurança, especialmente com resultados tão fortes na última etapa. Depois de alguns erros no início da prova, tanto o Kevin como o Toby lutaram o mais que puderam, fazendo excelentes provas em etapas muito duras. Para o Kevin, que chegou à corrida com uma condição física inferior a 100% após uma lesão no final do ano passado, estou muito feliz por ele ter conseguido completar o rali e obter algumas vitórias em etapas no processo. O Toby também fez algumas provas impressionantes ao longo de todo o evento, e nenhum dos nossos pilotos desistiu – isso ficou claro com os seus resultados na última etapa. É uma desilusão não ter terminado no pódio, e sabemos que temos algum trabalho a fazer para aumentar o nosso ritmo em alguns dos diferentes terrenos, mas o quarto e o quinto lugar depois de uma corrida tão exigente são ambos excelentes resultados. Estou orgulhoso dos pilotos e de toda a equipa.”

Resultados – Rali Dakar 2024, Etapa 12

1. Kevin Benavides (ARG), KTM, 1:48:40
2. Toby Price (AUS), KTM, 1:49:40 +1:00
3. Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, 1:49:54 +1:14
4. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 1:50:05 +1:25
5. Diego Gamaliel Llanos (ARG), KTM, 1:51:54 +3:14
Outras KTM
8. Mathieu Doveze (FRA), KTM, 1:52:16 +3:36
10. Bradley Cox (ZAF), KTM 1:52:59 +4:19

Classificação – Rali Dakar 2024 (após 12 de 12 etapas)

1. Ricky Brabec (USA), Honda, 51:30:08
2. Ross Branch (BWA), Hero, 51:41:01 +10:53
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 51:42:33 +12:25
4. Kevin Benavides (ARG), KTM, 52:08:56 +38:48
5. Toby Price (AUS), KTM, 52:15:36 +45:28
Other KTM
9. Stefan Svitko (SVK), KTM, 53:26:36 +1:56:28
10. Martin Michek (CZE), KTM, 54:18:57 +2:48:49

- Pub -

Deixe o seu comentário