Confira as dez principais estatísticas:
1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) vem de quatro vitórias seguidas, com duplas vitórias em Laguna Seca e Missano. O ano passado a melhor sequência foram o ano passado, com duas duplas em Phillip Island e Buriram, e Aragão corrida 1.
2. Números redondos para a Kawasaki: conquistaram a sua 120ª vitória em Misano corrida 2 com Jonathan Rea, que fez o seu 370º no pódio. Outros dados relevantes: conseguiram 79 pole positions e 259 vezes partiram da primeira fila.
3. Rea ganhou a sua 49ª corrida pela Kawasaki em Misano. Na história do WorldSBK, apenas dois pilotos até agora venceram 50 ou mais corridas com um único fabricante: Carl Fogarty para a Ducati (55) e Troy Bayliss, também para a Ducati (52).
4. Há nove vencedores diferentes nas18 corridas realizadas no Algarve. O único piloto que venceu mais de duas vezes foi Jonathan Rea com cinco. Os rivais mais próximos têm duas vitórias : Troy Bayliss, Max Biaggi, Marco Melandri, Eugene Laverty e Tom Sykes.
5. Os pódios do Rea em Portugal são impressionantes: em 18 corridas, terminou 12 entre os três primeiros, mais do que o dobro de seu melhor concorrente, Sylvain Guintoli, com cinco.
6. Apenas o atual par de pilotos do WSBK registou mais que uma pole : Tom Sykes com três e Jonathan Rea com duas. Até agora, houve seis pilotos diferentes nas nove sessões de qualificação realizadas em Portugal.
7. A dupla vitória foi conseguida apenas três pilotos em Portimão: Troy Bayliss em 2008; Max Biaggi em 2010 e Jonathan Rea em 2015 e 2017. Todos eles foram coroados campeões na mesma época em que viram a dupla em Portugal.
8. Foram sete os fabricantes que conseguiram pelo menos um pódio em Portugal: Ducati, Honda, Aprilia, Kawasaki, Yamaha, Suzuki, BMW.
9. A Grã-Bretanha é o país com maior sucesso em Portugal, já que conquistou sete vitórias com a atual dupla da Kawasakicom Tom Sykes e Jonathan Rea. Esta dupla venceu as últimas seis corridas em Portimão.
10. Apenas um terço das corridas disputadas em Portimão foram conquistadas pelo homem da pole position: seis em 18 corridas. Nas últimas quatro corridas, apenas em duas, os vencedores tinham a pole: Tom Sykes na Corrida 1, 2014 e Jonathan Rea no ano passado. Corrida 1.
Por tudo isto este fim de semana todos os caminhos vão dar ao AIA para o WorldSBK Nolan Portuguese Round.